Economia

Confiança do comércio registra forte queda de 10,8 pontos em novembro, mostra FGV

Por Portal NC

29/11/2022 às 08:53:18 - Atualizado há
Este é o segundo mês consecutivo de queda para o indicador. Comércio

IBGE

A confiança no comércio voltou a cair em novembro, segundo o FGV IBRE. O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) teve forte queda de 10,8 pontos no mês, passando de 98,0 em outubro para 87,2 pontos agora.

Essa é o segundo recuo consecutivo do indicador. No mês passado, o ICOM caiu 3,8 pontos, após registrar dois meses de alta. Com o resultado, a confiança do comércio voltou ao menor patamar desde abril deste ano, quando marcou 85,9 pontos.

De acordo com Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE, a deterioração da confiança chama a atenção pela intensidade e disseminação da queda.

"Os empresários percebem uma forte desaceleração da atividade no momento e projetam piora para os próximos meses, em linha com um cenário mais restritivo de elevada taxa de juros, inflação e redução do ímpeto de consumo dos consumidores. Além disso, a despeito do fim do período eleitoral, fatores políticos parecem contribuir negativamente com o cenário limitando a melhora dos negócios nos próximos meses, o que torna difícil vislumbrar a trajetória da confiança”, afirma.

A instituição destaca que a queda na confiança ocorreu em todos os seis principais grupos que compõem o setor de comércio e em dois horizontes de tempo: o de situação atual, cujo indicador recuou 12,6 pontos (para 89,7 pontos), e o de expectativas, que caiu 8,6 pontos (para 85,2 pontos).

Entre os fatores que as empresas entrevistadas pela pesquisas apontam como os principais impeditivos para uma melhoria nos negócios, os econômicos seguem sendo os de maior impacto. Pontos como inflação e juros altos e demanda insuficiente representam pouco mais de 40% das reclamações.

Em contrapartida, nos últimos meses os fatores políticos também aparecem entre as causas centrais da situação de baixa confiança do comércio, representando quase 30% das reclamações em novembro.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC