Região Tupã

Tupã alerta para surto de catapora em escolas

Segundo a Secretaria de Saúde, já há registro de mais de 20 casos, sendo sete deles confirmados em apenas uma das unidades escolares; prefeitura rejeita suspensão de aulas e sugere avaliação do sistema vacinal das crianças.

Por Portal NC

01/12/2022 às 10:20:49 - Atualizado há
A Secretaria Municipal de Saúde de Tupã (SP) lançou uma alerta nesta quinta-feira (30) sobre o surgimento de casos de catapora em escolas do município. Em apenas uma das unidades escolares já foram notificados e confirmados sete casos da doença, também conhecida como varicela.

Após essas confirmações, outras instituições de ensino da cidade afirmaram ter registro de casos suspeitos que, caso sejam confirmados, poderão chegar a mais de 20 notificações.
De acordo com o secretário de Saúde, Miguel Ângelo de Marchi, mesmo diante de uma situação já considerada como surto não haverá necessidade de suspensão das aulas.

"Como o registro de mais de dois casos em ambiente fechado já e considerado surto, estamos em situação de surto em escola aqui em Tupã. Porém, não é necessário suspender as aulas porque [a catapora] é uma doença própria da infância e de evolução majoritariamente benigna", explica o secretário.
De acordo com Miguel De Marchi, durante o período da primavera e do verão é comum que casos dessa doença surjam, principalmente entre estudantes, e que por isso é fundamental fazer a avaliação do sistema vacinal das crianças.

A vacina Tetraviral, que também previne contra sarampo, rubéola e caxumba, auxilia a conter a propagação da varicela, que é particularmente perigosa quando contamina adultos.
A imunização é realizada em duas doses. A primeira é aplicada a partir do 15º mês de vida e faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação.

A catapora causa inflamação visível na pele, dor de cabeça, pneumonia e infecção no ouvido. É um vírus que se propaga de forma muito rápida e pode ser grave se migrar para os órgãos internos.

A doença é causada por um subtipo do vírus da herpes, que pode infectar crianças e se alojar no sistema de defesa, principalmente ligado aos nervos cranianos e da medula espinhal.

No futuro, para os adultos, o vírus da catapora pode acarretar o herpes zoster, doença dolorosa e de difícil tratamento, com vacina disponível apenas na rede privada.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC