Economia

Crescimento do emprego nos EUA supera expectativas; taxa de desemprego fica estável em 3,7%

Por Portal NC

02/12/2022 às 11:18:21 - Atualizado há
Foram criados 263 mil empregos no mês passado; dados de outubro foram revisados ??para cima e mostram a criação de 284 mil vagas em vez das 261 mil divulgadas anteriormente. Os empregadores dos Estados Unidos contrataram mais trabalhadores do que o esperado em novembro e aumentaram os salários, apesar das crescentes preocupações com uma recessão, o que pode complicar a intenção do Federal Reserve (BC dos EUA) de começar a desacelerar o ritmo da taxas de juros neste mês.

Foram criados 263 mil empregos no mês passado, informou o Departamento do Trabalho em seu relatório de emprego nesta sexta-feira (2). Os dados de outubro foram revisados ??para cima e mostram a criação de 284 mil vagas em vez das 261 mil divulgadas anteriormente.

Economistas consultados pela Reuters previam a criação de 200 mil vagas.

A contratação continua forte, apesar das empresas de tecnologia, incluindo Twitter, Amazon e Meta, controladora do Facebook, anunciarem milhares de cortes de empregos.

Economistas disseram que essas empresas estavam se dimensionando corretamente após contratações excessivas durante a pandemia. Eles observaram que as pequenas empresas continuavam desesperadas por trabalhadores.

Ao final de outubro, havia 10,3 milhões de vagas abertas, muitas delas nas áreas de lazer e hotelaria, saúde e assistência social. A taxa de desemprego manteve-se inalterada em 3,7%.

O salário médio por hora aumentou 0,6%, após avançar 0,5% em outubro. Isso elevou o aumento anual dos salários para 5,1%, de 4,9% em outubro. Os salários atingiram um pico de 5,6% em março.

O relatório veio após a divulgação de uma desaceleração da inflação em outubro. Mas o mercado de trabalho continua apertado, com 1,7 vaga de emprego para cada desempregado em outubro, mantendo o Fed em seu caminho de aperto monetário pelo menos até o primeiro semestre de 2023.

O presidente do Fed, Jerome Powell, disse na quarta-feira (30) que o banco central dos EUA pode reduzir o ritmo de seus aumentos de juros "já em dezembro". Autoridades do Fed se reúnem em 13 e 14 de dezembro.

O Fed elevou sua taxa básica de juros de quase zero para uma faixa de 3,75% a 4%, no ciclo de aumento mais rápido desde a década de 1980, enquanto luta contra a inflação.

A força do mercado de trabalho também é uma das razões pelas quais os economistas acreditam que uma recessão prevista para o próximo ano seria curta e superficial, com dados divulgados na quinta-feira mostrando um aumento nos gastos do consumidor em outubro. Os gastos das empresas também estão se mantendo, embora o ânimo tenha enfraquecido.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC