Economia

Mais brasileiros passaram a levar marmita para economizar, diz pesquisa

Por Portal NC

04/12/2022 às 13:37:21 - Atualizado há
Número de trabalhadores que optaram pela comida levada de casa subiu 12,3% em um ano, segundo a Kantar. Levantamento mostra também que o café da manhã dos brasileiros ficou menos farto. Marmita preparada em casa para levar para o trabalho é alternativa para o trabalhador brasileiro economizar na alimentação

TV Cabo Branco/Reprodução

O número de pessoas que, para não ter que comer fora, passaram a levar marmita por causa da inflação subiu 12,3% em um ano.

Os dados são da Kantar, empresa de dados, insights e consultoria, que ouviu 11,3 mil brasileiros. A pesquisa analisa trimestralmente o comportamento de consumo de alimentos, bebidas, produtos de limpeza do lar e artigos de higiene e beleza pessoal no país.

A Kantar apurou que as pessoas gastam, em média, R$ 10,72 por marmita por dia, ante uma conta média de R$ 17,81 por refeição fora.

O levantamento comparou os 12 meses entre outubro de 2020 e setembro de 2021 e o período seguinte.

A sondagem da Kantar apontou também que a volta à rotina de trabalho e às atividades sociais fora do lar com o fim das restrições sociais impostas pela pandemia de covid levou a uma redução de 11,1% nas ocasiões de almoço em casa.

Mudança na despensa

Como forma de driblar a inflação, os brasileiros também estão aderindo a alimentos mais em conta e mais práticos, até para preparar as marmitas. A pesquisa aponta que muitas das mudanças de hábitos verificadas estão atreladas à simplicidade no preparo e ao baixo custo dos alimentos.

Passaram a aparecer mais nas despensas:

Massas frescas;

Salsichas;

Hambúrgueres;

Lanches prontos;

Batatas congeladas.

Perderam espaço:

Óleos;

Legumes;

Carne bovina;

Ervas e especiarias;

Arroz.

Impacto também no café da manhã

O Kantar observou impactos no café da manhã. Perderam espaço à mesa:

Leite UHT;

Pão industrializado;

Requeijão;

Biscoitos;

Torradas.

Ganharam espaço:

Margarina;

Mortadela;

Iogurte;

Leite em pó;

Pão artesanal.

“Nosso cenário econômico ainda é desafiador. Categorias de baixo custo, fácil preparo e que garantam indulgência para o consumidor têm boa oportunidade de crescimento”, destacou Jenifer Ferreira, executiva sênior e responsável pela pesquisa.

A pesquisa

Os dados apresentados fazem parte do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do país, representando 59 milhões de lares do brasil, e do Painel de Uso da Kantar, que coleta dados de 970 domicílios por trimestre e contempla 3.800 indivíduos que representam 55 milhões de brasileiros, em sete regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Recife e Salvador).

O Painel de Uso da Kantar utiliza os mesmos entrevistados do Consumer Insights. Portanto, o número total de pessoas ouvidas é 11.300.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC