Economia

Ibovespa abre em alta nesta segunda-feira

Por Portal NC

05/12/2022 às 10:41:23 - Atualizado há
Na última sexta-feira, principal índice da bolsa de valores de São Paulo subiu 0,90%, a 111.924 pontos. Ibovespa

Freepik

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, abriu em leve alta nesta segunda-feira (05), dia de volume de negócios reduzido por conta do jogo do Brasil na Copa do Catar.

Esta semana contará com a divulgação de dados importantes no Brasil e no mundo, com destaque para decisão de política monetária e inflação no cenário doméstico. Ainda, nos próximos dias o Senado deve iniciar a cotação da PEC da Transição, o que traz grandes expectativas ao mercado.

Às 10h05, o Ibovespa avançava 0,11%, a 112.047 pontos. Veja mais cotações.

Na última sexta-feira, o indicador fechou em alta de 0,90%, a 111.924 pontos. Com o resultado, a bolsa encerrou a semana com alta de 2,70%. No ano, o avanço acumulado é de 6,77%.

LEIA TAMBÉM:

ENTENDA: Por que a PEC da Transição deixou o mercado 'nervoso'?

EM ALTA: Como o dólar valorizado afeta a todos

O que está mexendo com os mercados?

A primeira semana de dezembro é de agenda cheia para o mercado financeiro, com indicadores que devem mexer com os mercados e, principalmente, com a cotação do dólar.

No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne e divulga na quarta-feira (07) a nova Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, hoje em 13,75% ao ano. Na quinta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga os dados de vendas no varejo de outubro e, na sexta, sai o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador da inflação oficial do País.

Além dos dados econômicos, a semana também conta com eventos políticos importantes no cenário doméstico. O destaque fica com a PEC da Transição - proposta do governo que visa liberar gastos acima do teto para financiar promessas eleitorais de Lula (como o Bolsa Família de R$ 600 e o auxílio extra de R$ 150 para crianças pequenas) -, que deve se votada no Senado na quarta-feira.

"Assim como na semana passada, o mercado brasileiro segue de olho na alta das commodities e nas negociações da PEC da Transição, com expectativa de gasto acima do teto menor do que o texto protocolado", afirma analistas do BTG Pactual.

No exterior, os próximos dias contarão com a divulgação de dados de inflação na China e o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro.

Especialistas explicam que também mexe com o pregão desta segunda alguns dados divulgados nos Estados Unidos na última sexta-feira. O relatório payroll, que fala sobre a situação do mercado de trabalho americano, mostrou que a criação de vagas continua forte na maior economia do mundo, o que gera expectativas de que as taxas de juros no país continuem pressionadas.

Com a geração de empregos forte, a tendência é que a população americana continue consumindo bastante, com poder de compra. Assim, a inflação no país tarda mais a cair, o que leva o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) a continuar com seu ciclo de altas nos juros, como forma de tentar frear a escalada dos preços.

Juros mais altos elevam, também, a rentabilidade dos títulos públicos americanos, que são considerados os mais seguros do mundo, tornando-os mais atrativos. Isso leva a uma migração dos investidores, que abandonam em boa parte os ativos de risco, beneficiando o dólar em detrimento de moedas de países emergentes, como o Brasil.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC