Pompeia

Formatura do ECAP certifica 80 alunos preparados para exercerem novas profissões

Com 10 professores e 14 cursos oferecidos neste ano, o Espaço de Capacitação Profissional de Pompeia contribui para que muitos alunos já consigam ganhar dinheiro com o que aprendem

Por Portal NC

07/12/2022 às 16:29:43 - Atualizado há

Com a presença do vice-prefeito José França, da Secretária da Assistência Social, Cristiane Escorce, dos vereadores Jorginho e Kadu, membros da equipe do ECAP e do Fundo Social, além de familiares, uma cerimônia realizada nesta terça-feira (6), no Clube JK, marcou a formatura de 80 alunos do Espaço de Capacitação Profissional de Pompeia. Os formandos receberam das mãos dos professores seus certificados de conclusão de curso e depois participaram de uma breve confraternização. Com foco em oferecer meios e alternativas para que os cidadãos consigam renda por meio da atuação profissional, o ECAP tem aulas semanais com uma carga horária de 12h por mês. E o objetivo do programa vem sendo cumprido.

"Fiz o curso de cabelereiro, durante um ano, uma vez por semana, já tinha uma certa habilidade com a navalha, mas nada aprofundado, hoje o que mais gosto de fazer é o corte degradê, já me considero um profissional, já atendo durante o meu tempo vago. Soube do curso através da minha tia que mora perto do CRAS, e logo fiz a minha inscrição e hoje estou aqui na formatura. Mais uma etapa vencida", comemorou o formando Thierry Mascena.

Saito


A aluna Caciana Lima, que vestia um bonito vestido costurado por ela mesma, também se orgulha por já estar ganhando dinheiro com a nova profissão. "Fiz o curso de costura com a professora Zenaide, faz cinco meses que estou no curso e já aprendi bastante coisa. Já faço pequenos ajustes, aprendi a fazer barra de calça, entre outras coisas. Na Festa do Peão da cidade muitas pessoas me procuraram, fiz muitos concertos, ganhei dinheiro e estou muito feliz. Ano que vem quero me inscrever novamente. Os cursos são maravilhosos", comentou sorridente.

A Secretária Municipal da Assistência Social, Cristiane Escorce, faz um balanço positivo da primeira formatura do ECAP pós pandemia e já planeja ajustes e novidade para o próximo ano. "Notamos que o período noturno é mais procurado, então vamos tentar ajustar com os professores para oferecer mais cursos no período da noite. O curso de culinária, que é à noite, é muito procurado. Nessa linha, vamos iniciar um novo curso no ano que vem que é o curso de reaproveitamento dos alimentos. Outra coisa é que vamos buscar encurtar o tempo de duração de cada módulo: o curso que hoje dura 1 ano, vamos buscar condensar, fazer de forma mais intensiva, para que o aluno conclua em 3 ou 4 meses. Vamos realizar também mais oficinas de curta duração e intensificar nossas parcerias com o SENAC, SENAI e SEBRAE. O próximo ano é muito promissor para o ECAP. Quero parabenizar e agradecer toda a equipe, todos os professores e o suporte da prefeita Tina ao trabalho que é realizado", comentou Cristiane.

Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC