Economia

Brasil deixa 'vice-lanterna' de ranking de competitividade pela 1ª vez em 12 anos, diz CNI

Por Portal NC

08/12/2022 às 15:02:15 - Atualizado há
Lista inclui outros 17 países com características similares ao Brasil ou que competem com ele no mercado mundial. O Brasil deixou, pela primeira vez em 12 anos, a 'vice-lanterna' do ranking Competitividade Brasil, relatório produzido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O país subiu uma posição, deixando o penúltimo lugar para o Peru. Na última posição, aparece a Argentina.

O levantamento, feito desde 2010, avalia o potencial competitivo das empresas brasileiras em relação ao desempenho do setor empresarial de outros 17 países com características similares ao Brasil ou que competem com ele no mercado mundial.

Segundo a CNI, o avanço do país foi motivado pela melhora nos fatores financiamento, ambiente de negócios e tributação e pelo maior impacto da pandemia em alguns países.

“Registramos melhora em algumas áreas, como em Financiamento, Ambiente de negócios e Tributação, mas permanecemos no fim de um ranking de 18 nações. Isso ocorre porque os outros países também avançam, realizando esforços contínuos para ampliar suas respectivas vantagens competitivas. Além do mais, ainda temos uma distância significativa dos países que estão à frente”, afirmou em nota o presidente da entidade, Robson Andrade.

As economias avaliadas no relatório são África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Índia, Indonésia, México, Peru, Polônia, Rússia, Tailândia e Turquia, além do Brasil.

Veja o ranking:

Coreia do Sul

Canadá

Austrália

China

Espanha

Polônia

Tailândia

Rússia

Chile

Turquia

África do Sul

Indonésia

México

Índia

Colômbia

Brasil

Peru

Argentina

Fatores avaliados

Apesar da alta no ranking, o Brasil é o país que mais aparece entre os últimos colocados entre os fatores analisados.

Veja a posição do Brasil em cada fator:

Financiamento: 18

Tributação: 17

Ambiente macroeconômico: 16

Ambiente de negócios: 16

Trabalho: 15

Infraestrutura e Logística: 15

Estrutura produtiva, escala e concorrência: 13

Tecnologia e inovação: 9

Educação: 10
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC