Economia

China enfrenta problemas com suprimentos médicos e alta de preços em meio a temores por Covid

Por Portal NC

10/12/2022 às 13:20:19 - Atualizado há
Autoridades locais alertam para que comerciantes não lucrem com a pandemia. Vacina contra Covid-19

Divulgação

A China disse neste sábado que pararia de verificar motoristas de caminhão e tripulantes de navios que transportam mercadorias no mercado interno para Covid-19, removendo um gargalo importante de sua rede de cadeia de suprimentos à medida que o desmantelamento da política de "zero Covid" do país ganha velocidade.

O país deu uma guinada dramática nesta semana em direção à reabertura econômica, afrouxando partes importantes da política contra a Covid em uma mudança que foi bem recebida por um público cansado, mas que agora também está alimentando preocupações de que as infecções possam aumentar e causar mais interrupções.

LEIA MAIS: Flexibilização da política de Covid zero na China pode beneficiar economia global; entenda

Com Pequim exigindo menos testes e deixando aqueles com sintomas leves ou inexistentes em quarentena em casa, o foco mudou para garantir o fornecimento adequado de medicamentos e fortalecer o sistema de saúde do país, que especialistas dizem que pode ser rapidamente sobrecarregado.

"Nenhum esforço deve ser poupado para garantir a entrega tranquila de suprimentos médicos", disse o Ministério dos Transportes da China em um comunicado.

Longas filas se formaram em farmácias em muitas cidades chinesas por pessoas que procuram comprar remédios para tosse, remédios para gripe e máscaras, e o regulador do mercado estadual alertou no fim de semana contra o aumento de preços em produtos anti-Covid.

A Administração Estatal de Regulamentação do Mercado da China publicou diretrizes para regular a venda online de medicamentos, máscaras, reagentes para testes de antígenos e alimentos, alertando as empresas de internet em particular para não "lucrar com a pandemia".
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC