Economia

Ibovespa abre em baixa nesta segunda-feira

Por Portal NC

12/12/2022 às 10:33:18 - Atualizado há
Na sexta-feira, o principal índice da bolsa de valores de São Paulo subiu 0,25%, a 107.520 pontos. Ibovespa opera em baixa, puxado pelo exterior.

Freepik

Em dia de nomeação de Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin como presidente e vice no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, abriu em baixa nesta segunda-feira (12). Investidores também operam cautelosos, em nível global, na expectativa pela divulgação da nova taxa de juros dos Estados Unidos.

Às 10h10, o índice tinha queda de 0,21%, aos 107.295 pontos. Veja mais cotações.

Na última sexta-feira, o Ibovespa subiu 0,25%, a 107.520 pontos. Com o resultado, o índice encerrou a semana com queda de 3,94%. No mês, o recuo acumulado é de 4,42%, enquanto, no ano, a alta é de 2,57%.

O dólar também opera em alta neste pregão.

LEIA TAMBÉM:

ENTENDA: Por que a PEC da Transição deixou o mercado 'nervoso'?

PEC: Veja quais são os próximos passos da proposta no Congresso

EM ALTA: Como o dólar valorizado afeta a todos

O que está mexendo com os mercados?

O grande evento do mercado financeiro nesta semana é a decisão de política monetária do Fed. Atualmente, as taxas de juros americana estão entre 3,75% e 4,00% ao ano, após quatro altas de 0,75 ponto percentual consecutivas.

A expectativa do mercado é que o banco central reduza o ritmo de altas e promova um aumento de meio ponto percentual nesta quarta, levando as taxas a um patamar entre 4,25% e 4,50% ao ano.

Também nos Estados Unidos, amanhã acontece a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), que reflete a inflação oficial do país. A projeção do mercado é de um avanço de 0,3% nos preços, após queda de 0,4% na inflação de outubro.

Na Europa, o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) também anunciam suas novas taxas de juros nesta semana.

No Brasil, o dia é marcado pela diplomação de Lula e Alckmin. Na última sexta-feira, o presidente eleito revelou o nome de seus primeiros ministros, com destaque para Fernando Haddad, que assumirá o Ministério da Fazenda. O mercado aguarda pela divulgação dos nomes que ocuparão as outras pastas.

Mais cedo, o Banco Central do Brasil divulgou mais uma edição do Boletim Focus, que reúne as projeções de economistas do mercado para os principais indicadores econômicos do país. Os especialistas reduziram a estimativa de inflação deste ano de 5,92% para 5,79%. Foi a primeira queda em seis semanas. Para o próximo ano, a previsão ficou estável em 5,08%.

Para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, o mercado financeiro manteve sua previsão estável em 3,05%. Já para 2023, a previsão de crescimento permaneceu em 0,75%.

VÍDEOS: notícias de Economia
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC