Economia

Futuro ministro, Haddad quer criar 'conselho de notáveis' na Fazenda com liberais e heterodoxos

Por Portal NC

12/12/2022 às 22:35:20 - Atualizado há
PT estuda modelo intermediário entre 'Conselhão' do primeiro governo Lula e versão reduzida do segundo mandato. Ideia é reunir linhas de pensamento distintas para discutir política econômica. O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), quer criar um conselho de economistas para assessorá-lo na tomada de decisões no futuro cargo.

A ideia é juntar no mesmo grupo economistas de linhas de pensamento distintas, incluindo ex-ministros.

O conselho econômico é defendido por economistas próximos ao PT, como Guido Mantega e Luiz Gonzaga Belluzzo. Ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Mantega começou a debater a ideia com colegas ainda durante a campanha eleitoral, como mostrou a GloboNews à época.

As intenções devem avançar agora que Haddad foi definido como futuro titular do Ministério da Fazenda – o anúncio foi feito por Lula na última sexta (9).

"Eu fazia muito isso no MEC [Ministério da Educação], reunia ex-ministros, grandes autoridades da educação. Porque aí, você melhora muito o ambiente na tomada de decisão. Facilita no Congresso, na sociedade", disse Haddad nesta segunda.

"A dimensão política da política econômica também é importante. Precisa aparar aresta, apaziguar o país, dar rumo para as coisas”, completou.

Fernando Haddad: quem é o novo ministro da Fazenda

'Conselhão' 3.0

No primeiro mandato, entre 2003 e 2006, Lula se valeu do "Conselhão" – instância que reunia representantes de entidades patronais, sindicatos, movimentos sociais, economistas, entre outros.

Críticos do "Conselhão" diziam que o grupo era inchado, não tinha efetividade e se perdia em longos debates.

No segundo mandato (2007-2010), Lula adotou um conselho mais enxuto e informal formado pelo então presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, o então ministro da Fazenda, Guido Mantega, e pelo economista Luiz Gonzaga Beluzzo.

Agora, o PT pretende criar algo intermediário. A frente ampla formada no período eleitoral, com o apoio de economistas liberais antes vinculados ao PSDB à campanha de Lula, deve ajudar na composição do grupo.

Se prosperar, Haddad deve ter um conselho formado por figuras como:

Armínio Fraga, que presidiu o Banco Central no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso (1999-2002);

Luiz Carlos Bresser-Pereira, ministro da Fazenda no governo José Sarney e ministro da Administração Federal e Reforma do Estado no governo FHC;

Luiz Gonzaga Belluzzo, economista próximo à cúpula do PT e ex-secretário de Economia de Sâo Paulo;

Henrique Meirelles, que presidiu o Banco Central durante os dois mandatos de Lula e foi ministro da Fazenda de Michel Temer;

Persio Arida, ex-presidente do Banco Central e do BNDES e um dos criadores do Plano Real; e

André Lara Resende, ex-presidente do BNDES e também um dos idealizadores do Plano Real.

Haddad anunciou que sua futura equipe no Ministério da Fazenda não terá integrantes de uma única escola de pensamento.

O futuro ministro disse ainda que é preciso “desideologizar” a política econômica. Os primeiros nomes dessa equipe econômica, segundo Haddad, devem ser anunciados já nesta terça (13).
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC