Economia

Cargas de uva-passa contaminadas, que seriam usadas em panetones, são apreendidas em fronteiras do Brasil

Por Portal NC

13/12/2022 às 14:40:17 - Atualizado há
Mapa interceptou 49 toneladas do produto nos postos de São Borja (RS) e Foz do Iguaçu (PR). As frutas secas estavam contaminadas por Ocratoxina A, substância produzida por alguns fungos. Uva-passa

Andreas Haslinger/Unplash

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) interceptou 49 toneladas de uvas-passas contaminadas, que seriam usadas em panetones, foram apreendidas em fronteiras do Brasil.

As cargas estavam contaminadas por Ocratoxina A, substância produzida por alguns tipos de fungos, que é tóxico e prejudicial à saúde.

As apreensões ocorreram nos postos de São Borja (RS) e Foz do Iguaçu (PR). Depois os produtos seriam processados na região metropolitana de São Paulo.

Segundo o Mapa, os produtos tinham como destino o fracionamento para venda ao consumidor final e a fabricação de produtos natalinos (ouça podcast sobre panetones abaixo).

VEJA TAMBÉM:

Uva-passa: conheça a produção da fruta seca que gera discórdia na ceia de Natal

Entenda: Comer fruta mofada faz mal?

Qual seria a contaminação?

Os produtos estavam contaminados por Ocratoxina A, que é uma substância produzida por alguns tipos de fungos que, em condições ambientais adequadas, pode estar presente em produtos alimentares, como: cereais, frutos secos, café, cacau, uvas, e processados, como vinho, cerveja ou sumos de fruta.

Segundo o Mapa, foi constatada pela fiscalização que uma das cargas apresentava quatro vezes o limite máximo permitido para a substância.

“Ao exceder o limite permitido de micotoxina o produto torna-se tóxico, sendo prejudicial à saúde”, explica o coordenador de Fiscalização da Qualidade Vegetal, Tiago Dokonal.

Uva passa pode ajudar na prevenção de câncer, Alzheimer, Parkinson e demência

Como é o controle de qualidade?

Os limites máximos tolerados para micotoxinas em alimentos atendem aos critérios estabelecidos pela Instrução Normativa nº 88/2021 da Anvisa.

O controle de micotoxinas de produtos importados é realizado pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA) e pela rede credenciada.

Somente após a análise é que são liberados para a comercialização no Brasil.

O que vai acontecer com as cargas?

O país de origem, que não foi divulgado, será notificado oficialmente pelo Mapa e as cargas serão devolvidas dentro de 30 dias.

Fiscalização

A entrada de frutas secas, amêndoas, nozes e castanhas nas fronteiras são controladas pelas equipes da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e no mercado interno pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal.

Os responsáveis por esses produtos, bem como embalador, detentor ou importador, devem observar os requisitos mínimos de identidade e qualidade estabelecidos pelo Mapa, por meio da Portaria nº 635, para que estes sejam considerados próprios para o consumo.

Conheça todas as etapas de produção da uva passa
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC