Economia

Quem é Gabriel Galípolo, anunciado por Haddad como secretário-executivo do Ministério da Fazenda em 2023

Por Portal NC

13/12/2022 às 16:40:17 - Atualizado há
Economista foi presidente do Banco Fator de 2017 a 2021 e é especializado em parcerias público-privadas. Ele integra o grupo técnico de infraestrutura na equipe de transição do governo Lula. Haddad anuncia economista Gabriel Galípolo como secretário-executivo do Ministério da Fazenda.

Arquivo pessoal, via Fespsp

O economista Gabriel Galípolo foi anunciado nesta terça-feira (13) como secretário-executivo do Ministério da Fazenda a partir de 2023. A confirmação do número dois da área econômica para o governo Lula foi feita pelo futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após reunião com o presidente do Banco Central do Brasil (BC), Roberto Campos Neto.

Quem é Gabriel Galípolo?

Galípolo é formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Professor universitário, deu aulas de 2006 a 2012 nos cursos de graduação da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), onde se formou.

Foi presidente do Banco Fator, instituição com tradição em programas de privatização e parcerias público-privadas (PPPs), de 2017 a 2021.

O economista esteve à frente do banco durante os estudos para o processo de privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae).

O desenvolvimento de um modelo de parceria público-privada para a Cedae começou em 2018, pelo consórcio liderado pelo Banco Fator, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Especialista no assunto, Gabriel Galípolo ministrou aulas sobre PPPs e concessões na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp).

Em sua atuação na gestão pública, foi chefe da Assessoria Econômica da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, em 2007, na gestão do então governador José Serra (PSDB).

No ano seguinte, ainda no governo Serra, assumiu o cargo de diretor de Estruturação de Projetos na Secretaria de Economia e Planejamento de São Paulo.

Em 2009, fundou a Galípolo Consultoria , empresa da qual ainda é sócio-diretor.

Atualmente, integra o grupo técnico de infraestrutura na equipe de transição do governo Lula.

O que pensa o futuro número 2 da Economia

No mês passado, Galípolo afirmou que o teto de gastos já passou da fase do funeral e que está mais “para a missa de sétimo dia”.

Na campanha, o presidente Lula afirmou que revogaria o teto de gastos e, na PEC da transição, foi incluído um dispositivo para que uma proposta de nova regra fiscal seja proposta até agosto de 2023.

Galípolo também defendeu, no mês passado, que os economistas precisam dialogar com a sociedade sobre o Orçamento e que o problema do país não é o tamanho do Estado, mas uma qualidade ruim do gasto e da arrecadação.

Em entrevista à GloboNews em fevereiro de 2021, o economista, ainda à frente do Banco Fator, falou sobre trocas de comando na Petrobras e os impactos no mercado financeiro. Assista:

Sucessão na Petrobras: Economista fala sobre troca de comando e impactos no mercado financeiro
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC