Pompeia

Pompeia recebe Selo Município Amigo da Família em cerimônia na sede do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Evento organizado pelo Governo Federal no dia 8 de dezembro, em alusão ao Dia Nacional da Família, reuniu autoridades nacionais, estaduais e municipais para premiar iniciativas que visam ao fortalecimento de vínculos familiares

Por Portal NC

14/12/2022 às 17:01:19 - Atualizado há
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos realizou na quinta-feira, dia 8 de dezembro, a solenidade de entrega das concessões do Selo Município Amigo da Família (SMAF), edição 2022, para 28 municípios brasileiros, dentre eles Pompeia. A Secretária Municipal da Família, Eliana Marques, o Presidente do Conselho Municipal da Família, Sr. Jorge Nishimura, e o vice-Presidente, sr. Alberto Issamu Honda, representaram o Município na cerimônia, que foi prestigiada por autoridades nacionais, como o Senador Wellington Fagundes (PL), os Deputados Federais Enrico Misasi (MDB) e Alan Rick (UB), além da Secretária Nacional da Família, Angela Gandra Martins e da Ministra Cristiane Britto, que compuseram a mesa de honra.

A concessão do Selo Município Amigo da Família (SMAF) se deu como forma de reconhecimento público aos que atenderam às condições e critérios estabelecidos pelo Edital nº 01/2022 do Ministério: 1 - Implementação de política pública familiar proposta pela Secretaria Nacional da Família (Famílias Fortes, Reconecte, Família na Escola e Acolha a Vida); 2 - Implementação de uma metodologia própria de fortalecimento de vínculos familiares; 3 - Criação de um órgão gestor ou cargo de assessoria responsável pela implementação de políticas públicas familiares. Pompeia que foi a quarta cidade do país a criar uma Secretaria Municipal da Família, em julho de 2020, e que desenvolveu neste ano o programa Famílias Fortes com oito famílias em encontros semanais no Instituto de Desenvolvimento Familiar "Chieko Nishimura", além de outros projetos próprios de fortalecimento de vínculos familiares, foi uma das poucas cidades a conseguir atender aos três critérios do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

edu comp

Além de Pompeia, foram aprovados para receber o selo SMAF os municípios de Barueri (SP), Boa Esperança (MG), Campos dos Goytacazes (RJ), Carapicuíba (SP), Caruaru (PE), Catende (PE), Currais Novos (RN), Florínea (SP), Forquilhinha (SC), Guararapes (SP), Ingá (PB), Itapoá (SC), Ji-Paraná (RO), Jundiaí (SP), Pedra (PE), Planura (MG), Riacho da Cruz (RN), Rio Claro (SP), Santa Cruz (RN), Santiago (RS), São Gabriel do Oeste (MT), São Gonçalo do Abaeté (MG), São Gonçalo do Amarante (CE), São João Batista (SC), Sinop (MT), Tupanciretã (RS) e Valinhos (SP).

A recente criação do Conselho Municipal da Família por Pompeia foi destacada pela Secretária Nacional da Família durante seu discurso. Com a Lei n. 3.113 de 27 de outubro de 2022, de autoria da prefeita Tina Escorce, a secretária Angela Gandra celebrou o texto do documento e incentivou outros municípios a seguirem o mesmo caminho.

Rodolfo M

Presidente do Conselho Municipal da Família de Pompeia, o Sr. Jorge Nishimura foi saudado em todos os discursos da cerimônia e acompanhou a Secretária Municipal da Família, Eliana Marques, durante o momento da entrega da concessão do Selo Município Amigo da Família. "Fico muito feliz por servir, já militamos nesse assunto família há mais de 30 anos. Nesse ano a Universidade da Família completou 30 anos, mas antes disso eu já militava pelas causas da família. Temos uma empresa familiar, que é a Jacto, sabemos a relevância da família para a sustentação do negócio e na educação. Quando trabalhamos no fortalecimento da família, na realidade estamos impactando positivamente a sociedade de modo geral, em quase tudo. Naturalmente é um trabalho de longo prazo. Se conseguirmos êxito, com certeza Pompeia vai ser diferente nas próximas gerações. Então, diante de tudo isso, fico muito feliz por celebrar esse momento", disse o Presidente do Instituto de Desenvolvimento Familiar "Chieko Nishimura".
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC