Economia

Inflação anual na zona do euro foi de 10,1% em novembro, diz a Eurostat

Por Portal NC

16/12/2022 às 08:00:20 - Atualizado há
Em novembro de 2021, a taxa anual da inflação na zona do euro era bem menos expressiva, de 4,9%. Inflação na zona do euro está nos maiores patamares em décadas.

Karolina Grabowska/Pexels

A inflação oficial da zona do euro recuou de 10,6% no acumulado em 12 meses até outubro para 10,1% em novembro, informou a Eurostat, escritório de estatísticas da União Europeia, na manhã desta sexta-feira (16). No final do mês passado, os dados preliminares indicavam que o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) seria de 10,0% em novembro.

Apesar da desaceleração observada no último mês, a inflação anual da região segue sendo a maior em décadas.

Em novembro de 2021, a taxa anual da inflação na zona do euro era bem menos expressiva, de 4,9%.

De acordo com a Eurostat, a principal contribuição altista para o índice de preços em novembro veio do grupo de energia, com um impacto de 3,82 pontos percentuais no indicador.

Na sequência, o grupo de comidas, álcool e tabaco representaram um impacto de 2,84 pontos na inflação da zona do euro, seguido pelos grupos de serviços (com impacto de 1,76 pontos) e bens industriais não energéticos (1,63 pontos).

Na quinta-feira (15), o Banco Central Europeu (BCE) elevou a taxa de juros que paga sobre os depósitos bancários de 1,5% para 2%, numa tentativa de frear o avanço dos preços na região. Essa foi a quarta alta consecutiva nos juros na zona do euro e a instituição prometeu novos aumentos em suas próximas reuniões.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC