Economia

Argentina passa por crise na pecuária; Globo Rural foi até o país mostrar a situação dos criadores

Por Portal NC

18/12/2022 às 18:14:18 - Atualizado há
Seca, queda na exportação e aumento de custos estão levando produtores ao prejuízo. Veja ainda as diferenças entre a pecuária brasileira e argentina. Argentina passa por crise na pecuária; Globo Rural foi até o país

Independentemente do resultado da Copa do Mundo neste domingo (16), uma coisa é certa: a paixão dos argentinos pela carne bovina é maior do que pelo futebol.

Assista a todos os vídeos do Globo Rural

Porém, eles vêm perdendo neste campo: seca, queda na exportação e aumento no custo de produção estão levando os criadores do país ao prejuízo. De outro lado, consumidores do país diminuíram drasticamente a compra de carne por causa da disparada da inflação e dos baixos salários.

Atualmente, um quarto do que custa o bife é imposto. A carne que sai do país recebe a cotação mais baixa do dólar e o governo retém, por um longo período, o dinheiro da exportação, o que é um desestímulo para os produtores.

O país vinha forte nas exportações, mas a China colocou o pé no freio ao reduzir preços, ao passo que a Guerra na Ucrânia provocou alta no custo da ração.

Diferenças entre Brasil e Argentina

Veja as diferenças entre a pecuária argentina e brasileira

Ao contrário do Brasil, onde a maior parte do gado é criada a pasto, na Argentina, 70% dos animais que vão para o abate são criados em sistema de confinamento.

No país vizinho, as raças mais comuns são as europeias Aberdeen Angus e Hereford. Já no Brasil, é o Zebu de origem indiana.

Outra diferença é que, na Argentina, os animais entram precocemente no confinamento, assim que saem do desmame, pulando, assim, a fase de recria.

No Brasil, trabalha-se com a cria do bezerro e recria até os 300 quilos e, depois, a fase de engorda. Saiba mais na reportagem completa nos dois vídeos acima.

Vídeos mais assistidos do Globo Rural
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC