Economia

Greve dos aeronautas causa atrasos em voos em aeroportos de dois estados e do DF

Por Portal NC

19/12/2022 às 09:16:20 - Atualizado há
Categoria cobra melhores condições de trabalho e reajustes salariais acima da inflação. Passageiros aguardam no embarque de Congonhas para conseguir viajar

Manuela Leite/Arquivo Pessoal

Aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e do Distrito Federal registraram atrasos em voos nesta segunda-feira (19) por causa da greve dos aeronautas.

A paralisação aconteceu das 6h às 8h da manhã após decisão do Tribunal Superior do Trabalho determinar a manutenção de 90% dos aeronautas em serviço. Os aeronautas cobram melhores condições de trabalho e reajustes salariais (veja as reinvindicações da categoria)

Compartilhar no WhatsApp

Compartilhar no Telegram

Em São Paulo, foram registrados pelo menos 23 atrasos, sendo 12 em Congonhas, 10 em Guarulhos e 1 em Campinas.

No aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, dois voos foram cancelados e outros cinco registraram atrasos. Em função da paralisação, os aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim (Galeão) registraram filas no início da manhã. O sindicato dos aeronautas diz que voos que transportam órgãos, vacinas, enfermos não serão impactados pela greve.

Em Brasília, dois voos atrasaram a decolagem. De acordo com a Infraemerica, concessionária do terminal, os voos decolaram 15 minutos depois do previsto.

Voo atrasado ou cancelado? Saiba quais são os direitos dos passageiros

A greve deve se repetir nos próximos dias no mesmo horário e os reflexos dos atrasos dos voos na manhã desta segunda podem causar um efeito cascata, atrasando outras decolagens ao longo do dia.

Reivindicações da categoria:

recomposição das perdas inflacionárias;

melhorias nas condições de trabalho;

renovação da convenção coletiva de trabalho;

definição dos horários de início de folgas e

cumprimento dos limites já existentes do tempo em solo entre etapas de voos.

Os profissionais ressaltam que os altos preços das passagens aéreas estão gerando altos lucros para as companhias aéreas e os profissionais estão ficando para trás.

A categoria ainda destaca o trabalho durante a pandemia, já que a aviação não parou e continuaram trabalhando, mesmo com reduções nos salários.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC