Economia

PT quer Wellington Dias no Desenvolvimento Social; ministério cuidará do Bolsa Família

Por Portal NC

21/12/2022 às 15:34:20 - Atualizado há
O presidente eleito Lula e o ex-governador do Piauí Wellington Dias

Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O senador eleito Wellington Dias (PT-PI) pode assumir uma das pastas mais disputadas do novo governo: o Ministério do Desenvolvimento Social. Esse é o desejo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, segundo fontes ouvidas pelo blog.

Dias também foi cotado para o Ministério do Planejamento e do Desenvolvimento Regional, mas o PT articula para ele assumir a pasta que será responsável, entre outros programas, pelo Bolsa Família (Atual Auxílio Brasil).

Terceira colocada na eleição presidencial, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) era a principal cotada para assumir a pasta. Ela apoiou Lula no segundo turno da disputa.

O Ministério do Desenvolvimento Social, no entanto, é prioritário para o PT, que quer um filiado da sigla à frente da pasta.

Nos últimos dias, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), conversou Simone Tebet.

O blog apurou que, no encontro, o governo eleito ofereceu o Ministério do Meio Ambiente, mas Simone Tebet rejeitou o convite, apesar de ter experiência na área.

Simone teria dito que recusou o convite "para não trair uma mulher", referindo-se à Marina Silva, que é um dos principais nomes ventilados para comandar a pasta.

A grande dúvida, no entanto, continua sendo qual será o cargo de Simone Tebet no futuro governo.

A senadora, que foi considerada essencial na campanha de Lula no segundo turno das eleições, teria sinalizado interesse em pastas como Educação, Indústria e Comércio e Saúde, mas todas já estão encaminhadas ou com nomes prestes a serem anunciados.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC