Vigilância Sanitária completa ação de nebulização de esgotos em Pompeia

06/09/2019 - 11:42 hs

Após ter sido iniciada no distrito de Paulópolis, o Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, através do setor de Vigilância Sanitária, está finalizando na tarde desta quarta-feira (04/9), o trabalho de nebulização das redes de esgoto em toda a cidade. O último bairro há ser visitado é o Jardim José Januário.

O controle das baratas e outros insetos foi realizado mediante aplicação dos produtos químicos na nebulização dos poços de visita (PVs) do município. “Os PVs receberam nas últimas semanas a nebulização que tem como objetivo controlar a procriação de insetos e outras pragas urbanas como baratas, escorpiões, dentre outros que habitem nestes locais”, explica o diretor do setor, João Marcelo Destro “Shell”.

Embora a nebulização não seja prejudicial à saúde, a Vigilância Sanitária recomenda que as pessoas coloquem tapetes nos ralos para evitar a possibilidade das baratas e outros penetrarem pelas instalações de residências e empresas. “Em alerta, fica a importância de manter cobertos os ralos das casas para impedir que a fumaça suba para o interior das residências. Assim, evita a invasão de insetos que sairão para respirar, fugindo da nebulização”, concluiu “Shell”.

Desratização
Na ocasião, o controle dos roedores também foi realizado mediante a colocação de produtos específicos em forma de iscas, colocadas nas redes de esgoto em áreas mais críticas.

Vale ressaltar que todos estes serviços fazem parte da rotina do setor, e estão inclusos no calendário anual de ações da Vigilância com responsabilidades e medições, além da presença dos próprios servidores, acompanhando e realizando todos os trabalhos.