Economia

Aventuras de uma criadora de peru: aves têm espírito de equipe, são bravas e nem pense em usar unhas vermelhas perto delas

Por Portal NC

24/12/2022 às 08:53:19 - Atualizado há
Ana Carla Marquezan, de Santa Catarina, contou suas histórias no podcast 'De onde vem o que eu como'. Apesar de episódios assustadores, ela fala com carinho dos bichinhos: 'São engraçados'. Convivência com as aves nem sempre é tranquila: "Os primeiros lotes eram bem bravos", conta a criadora.

Acervo pessoal/ Ana Carla Marquezan.

Quando o pai da Ana Carla Marquezan começou a criar perus, nos anos 2000, os vizinhos faziam fila para ver os carregamentos das aves. "Era diferente, tudo era novidade naquela época", lembra a criadora.

Quem vê essas "estrelas" do natal talvez não saiba que os perus têm espírito de equipe, são bravos e que não se pode nem pensar em aparecer perto deles com unhas ou roupas vermelhas: é bicada na certa.

Ana contou muitas histórias divertidas no podcast 'De onde vem o que eu como' . O episódio também dá dicas para o peru assado não ficar ressecado e explica a origem desta ave "viajada". OUÇA ABAIXO.

Sabia que a gente come a perua, e não o peru?

DE ONDE VEM: veja os vídeos da série

Cuidado com o peru

A Ana Carla Marquezan é formada em medicina veterinária e mora em Quilombo (SC).

Em 2020, ela montou dois aviários em sistema de integração com uma grande empresa de alimentos, que fornece as aves. A criadora engorda os animais até o ponto de abate.

Ela contou que, nos dois primeiros lotes, os perus eram mais bravos: "Eu tinha que entrar no aviário com os braços pra cima, senão eles bicavam meus antebraços".

"Se você mexer com algum, todo mundo vai correr atrás de você para defender o colega. Então, é melhor entrar quieta, não dar muita atenção, senão eles vão te seguir", ensina a criadora. "E, se você der as costas, ele pula em cima de ti", completa.

Brinquedos

Apesar desse cuidado todo exigido, a criadora define as aves como "curiosas" e "engraçadas" — e ainda gostam de brincar. Por isso, Ana Carla espalhou garrafas pet pelo aviário, para que os perus possam bicar e gastar energia.

A engenhoca funcionou: "Eles chegam a furar as garrafas, porque o bico é forte", comenta.

Brinquedos: garrafas pet coloridas ajudam a distrair os animais.

Acervo pessoal/ Ana Carla Marquezan.

Ana Carla explica que os animais se acostumam com os criadores. Se mudar a pessoa, já é motivo de alvoroço no aviário: "Anos atrás, quando eu ajudava meu pai aos fins de semana, os perus corriam atrás de mim", lembra.

O Brasil produziu, em 2021, 157 mil toneladas de carne de peru. O levantamento da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostra que a maior parte (70%) é consumida no mercado interno.

Os outros 30% são exportados, principalmente para a África do Sul, a União Europeia e o Chile. No exterior, a maior procura (87%) é pelos cortes de perus. As aves inteiras correspondem a apenas 0,7% do volume de vendas.

OUÇA TAMBÉM:

Ana Carla Marquezan é criadora de perus em Santa Catarina e tem histórias engraçadas com essas aves.

Acervo pessoal/ Ana Carla Marquezan.

Vídeos da série 'De onde vem':

De onde vem o que eu como: tilápia
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC