Economia

Ibovespa opera estável nesta segunda

Por Portal NC

26/12/2022 às 10:12:18 - Atualizado há
Na sexta-feira, o principal índice da bolsa brasileira registrou alta de 2%, a 109.698 pontos. Ibovespa

Freepik

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera estável nesta segunda-feira (26), em sessão que deverá ter liquidez reduzida com os mercados dos Estados Unidos e da Europa fechados por feriado.

Às 10h02, o Ibovespa caía 0,01%, a 109.685 pontos. Veja mais cotações.

Na sexta-feira, o índice registrou alta de 2%, aos 109.698 pontos. A semana passada terminou com alta de 6,65% — maior valor desde a semana de 21 de outubro (7,01%), segundo o TradeMap. Com o resultado, o índice acumula queda de 2,48% no mês. No ano, no entanto, sobe 4,65%.

LEIA TAMBÉM:

ENTENDA: Por que a PEC da Transição deixou o mercado 'nervoso'?

PEC: Veja quais são os próximos passos da proposta no Congresso

EM ALTA: Como o dólar valorizado afeta a todos

O que está mexendo com os mercados?

No cenário local, o mercado financeiro baixou suas previsões da inflação e do PIB para 2022. De acordo com os analistas de mercado ouvidos, a inflação neste ano será de 5,64%. No boletim da semana anterior, essa previsão era de 5,76%.

Para o PIB (somatório das riquezas produzidas no país) , a previsão atual é de crescimento de 3,04%. Na semana anterior era de 3,05%.

Inflação, juros e o voo da galinha: veja, em 8 gráficos, a retrospectiva da economia brasileira em 2022

Podcast de Educação Financeira #225: a retrospectiva de 2022 na economia

O comportamento das expectativas inflacionárias, agora, deve ser uma das variáveis a atrair atenção dos investidores, já que irá guiar a percepção do mercado sobre o rumo dos juros, especialmente após a aprovação, na semana passada, da PEC da Transição.

“Apesar de avaliarmos as mudanças na PEC como positivas, o impacto fiscal ainda é bastante elevado. Ademais, acreditamos que o aumento de despesas — majoritariamente obrigatórias — será permanente e, nesse sentido, não vemos efeito econômico significativo da alteração do prazo de vigência da emenda constitucional de dois anos para um ano”, apontam os analistas da XP em relatório enviado a clientes.

Com grande parte da equipe econômica já revelada pelo governo eleito, o foco recai, agora, sobre quem comandará o Ministério do Planejamento.

O mercado doméstico deve ter liquidez reduzida com os mercados europeus e americanos fechados após o feriado do Natal.

No cenário externo, os olhos do mercado seguem atentos ao aumento dos casos de Covid na China, que afeta a atividade econômica e piora o sentimento dos investidores.

A China está esperando um pico de infecções de Covid-19 dentro de uma semana, disse uma autoridade de saúde, com as autoridades prevendo uma pressão extra sobre o sistema de saúde do país, mesmo quando minimizam a gravidade da doença e continuam a relatar que não há novas mortes.

"Conforme a China avança para a reabertura, as atividades econômicas desaceleraram significativamente em meio a surtos nacionais, e isso pesa no sentimento dos investidores", disseram analistas da Morgan Stanley em uma nota.

Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC