Economia

Conversas avançam, e Tebet deve ser ministra do Planejamento

Por Portal NC

27/12/2022 às 10:17:18 - Atualizado há
Nesta terça-feira, senadora tem reunião com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. As conversas entre a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), avançaram nas últimas horas e ela deve ser a futura ministra do Planejamento.

A senadora chegou a Brasília na noite desta segunda (26). Nesta terça-feira (27), ela deve ter uma reunião com Lula.

Antes, deverá ocorrer um encontro do presidente do MDB, Baleia Rossi, com o petista Alexandre Padilha, já anunciado por Lula como futuro ministro das Relações Institucionais.

Tebet foi terceira colocada no primeiro turno das eleições presidenciais. No segundo turno, apesar de não ser uma aliada histórica de Lula, ela apoiou o presidente eleito. Isso impulsionou o nome da senadora para ocupar um ministério no novo governo.

Tebet queria inicialmente uma pasta ligada a ações sociais, como o Desenvolvimento Social, que acabou ficando com o senador eleito Wellington Dias (PT-PI). Lula ficou com o desafio de encontrar um espaço na Esplanada para a aliada.

Turbinada no ministério

No desenho acertado entre Tebet e a equipe de transição, o Planejamento deve ficar responsável pelo PPI, o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Na gestão Bolsonaro, o PPI ficou um período com a Casa Civil, e depois com o Ministério da Economia. O programa define privatizações e concessões ao setor privado.

Também devem ficar sob a alçada do Planejamento o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA).

Ainda será discutido se Tebet também vai ficar responsável pela Secretaria da Patrimônio da União (SPU).

acertado com a Transição, PPI deve ficar no Planejamento, assim como IBGE e IPEA. Ainda será discutido se SPU, secretaria de patrimônio da união, e outras intuições serão ou não responsabilidade de Tebet.

Segundo aliados, sobre bancos públicos, ela não quer indicar presidentes dos bancos mas quer uma ação coordenada dos bancos com planejamento porque eles são braços financeiros de políticas públicas. Hj o presidente do MDB, partido de Tebet, Baleia Rossi vai se reunir com Alexandre Padilha, futuro ministro de Relações Institucionais pra acertar quando e como será o anúncio de Tebet.

Integtantes do futuro governo que estão em conversas com aliados e partidos informaram que a negociação sobre o Planejamento ter essa função de projetos estratégicos do governo levou Simone Tebet a aceitar
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC