Campanha seletiva contra o Sarampo começa na terça-feira (08/10)

Neste ano, a ação será dividida em duas fases: uma para crianças e outra para adultos jovens; Até dia 25 de outubro, doses estarão disponíveis em todas as USFs para crianças entre 6 meses e 5 anos.

Por Divulgação/DHS 04/10/2019 - 16:23 hs

O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia inicia nesta terça-feira (8/10), em virtude do feriado municipal, a campanha de vacinação contra o sarampo para alcançar crianças ainda não imunizadas contra a doença. Só em 2019, já foram registradas 9 mortes no estado de São Paulo por sarampo.

A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, estará disponível em todas as Unidades de Saúde do município, com foco especial em dois subgrupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos e adultos de 20 a 29 anos. Neste ano, o governo decidiu dividir a ação em duas fases, cada uma focada em um público diferente que estaria mais suscetível à infecção por sarampo.

Entre 8 e 25 de outubro, o objetivo é imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos. No sábado (19), haverá o “Dia D”, quando as USFs estarão abertas para facilitar o acesso dos pais e responsáveis.

Já na segunda fase, o foco será os jovens de 20 a 29 anos. A ação acontecerá de 18 a 30 de novembro, quando haverá outro “Dia D”. Esse grupo poderá receber a dose da tríplice ou da dupla viral (sarampo e rubéola), conforme a indicação do profissional de saúde.

“O público-alvo da campanha deve ser levado para sua Unidade de Saúde de referência, preferencialmente com a carteirinha de vacinação, para que o profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação da dose”, explica a enfermeira responsável pelo setor de epidemiologia, Luciana Martessi.

É importante ressaltar que a vacina tríplice viral é aplicada na rede pública o ano todo em munícipes de até 49 anos, dentro ou fora de surtos. Por isso, a importância de manter sempre atualizada a caderneta de vacinação.