Economia

IGP-M: inflação do aluguel fecha 2022 com alta de 5,45%

Por Portal NC

29/12/2022 às 08:27:16 - Atualizado há
Índice foi divulgado pela Fundação Getulio Vargas nesta quinta (29). O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) ficou em 0,45% em dezembro, informou nesta quinta-feira (29) a Fundação Getulio Vargas. Com isso, a "inflação do aluguel" fechou 2022 com alta de 5,45%.

"A última edição do IGP-M de 2022 mostra aceleração dos preços de alimentos importantes ao produtor e ao consumidor. No índice ao produtor, os maiores aumentos foram registrados para: feijão, bovinos e óleo de soja refinado. Já no âmbito do consumidor, as maiores altas foram registradas para alimentos in natura, com destaque para: tomate e cebola", afirma André Braz, Coordenador dos Índices de Preços.

Em dezembro de 2021, o índice havia subido 0,87% e acumulou alta de 17,78% no ano passado - a segunda maior alta anual desde 2002. Veja gráfico:

Inflação do aluguel

Economia g1

O IGP-M é conhecido como 'inflação do aluguel' por servir de parâmetro para o reajuste de diversos contratos, como os de locação de imóveis. Além da variação dos preços ao consumidor, o índice também acompanha o custo de produtos primários, matérias-primas, preços no atacado e dos insumos da construção civil.

O dado divulgado hoje reverte um padrão que vinha acontecendo desde 2020: ao contrário dos anos anteriores, o índice subiu abaixo da inflação oficial do país, medida pelo IPCA. O IBGE divulgou na última semana que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é uma prévia da inflação oficial do país, fechou o ano em 5,90%.

Composição do IGP-M

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que possui peso de 60% na composição do IGP-M;

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30%;

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), com peso de 10%.

Impactos no aluguel

A variação do IGP-M afeta diretamente famílias que moram de aluguel. Mas os analistas de mercado imobiliário dizem que há sempre espaço para renegociar um aumento menor do valor do contrato diante do atual cenário econômico.

Veja algumas dicas:

Compare o valor do seu aluguel com o de imóveis vizinhos.

Reúna documentos que comprovem seu ajuste de renda no período.

Reforce que você é um bom pagador e cuida do imóvel.

Se tiver condições, verifique se é possível gerar descontos para pagamento adiantado.

Apresente outros indexadores para reajuste do aluguel ao proprietário, como o IPCA.

Sugira um valor de aluguel justo que não comprometa demais a sua renda.

Mostre como pretende pagar o aluguel proposto em dia por, pelo menos, um ano.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC