Economia

Ibovespa abre em alta no último pregão do ano

Por Portal NC

29/12/2022 às 10:27:16 - Atualizado há
Nesta quarta-feira, principal índice da bolsa brasileira subiu 1,53%, a 110.237 pontos. Ibovespa

Freepik

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, abriu em alta no último pregão de 2022, com mercado de olho nas contas públicas e no anúncio de novos ministros pelo presidente eleito Lula.

Às 10h05, o índice subia 0,3%, a 110.572 pontos. Veja mais cotações.

Na quarta (28), o Ibovespa subiu 1,53% nesta quarta, a 110.237 pontos. Com o resultado, acumula queda de 2% no mês. No ano, no entanto, tem alta de 5,17%.

LEIA TAMBÉM:

ENTENDA: Por que a PEC da Transição deixou o mercado 'nervoso'?

PEC: Veja quais são os próximos passos da proposta no Congresso

EM ALTA: Como o dólar valorizado afeta a todos

O que está mexendo com os mercados?

No cenário doméstico, os investidores acompanham a formação da equipe ministerial do presidente eleito Lula, que deve anunciar hoje nova leva de ministros. O nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS), cotada para assumir o Ministério do Planejamento, é o mais celebrado pelos agentes econômicos.

Também estão no radar as decisões da futura equipe econômica do governo, com destaque para as discussões sobre a prorrogação da desoneração dos impostos federais sobre os combustíveis. Fernando Haddad pediu na terça-feira que o atual governo não prorrogue a desoneração.

O futuro ministro sinalizou que o novo governo terá maior preocupação fiscal, o que teve impacto positivo sobre ativos na véspera.

Para finalizar, a Fundação Getulio Vargas divulgou, nesta manhã, o resultado do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de dezembro, que ficou em 0,45%. Com isso, a "inflação do aluguel" fechou 2022 com alta de 5,45% - abaixo do IPCA-15, que fechou o ano em 5,90%.

Inflação, juros e o voo da galinha: veja, em 8 gráficos, a retrospectiva da economia brasileira em 2022

Podcast de Educação Financeira #225: a retrospectiva de 2022 na economia

Já no cenário externo, a grande preocupação ainda é a economia da China. O país declarou seu processo de reabertura econômica, com flexibilização das medidas sanitárias. Mas o mercado volta a temer os surtos de Covid-19 no país, que têm paralisado atividades no curto prazo.

Os investidores têm receio de que o aumento das infecções afete a demanda da segunda maior economia do mundo.

Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC