Economia

Cotadas para assumir presidências do Banco do Brasil e Caixa se reúnem com equipe de Lula

Por Portal NC

30/12/2022 às 11:34:18 - Atualizado há
Presidente eleito afirmou que os dois bancos públicos serão comandados por mulheres a partir de 2023. Tarciana Medeiros e Rita Serrano devem ser convidadas pelo ministro da Fazenda de Lula, Fernando Haddad, para assumir presidência dos bancos. A equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta sexta-feira (30) com as cotadas para presidir o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Tarciana Medeiros deve ser convidada para assumir o comando do BB e Rita Serrano para comandar a Caixa.

Na quinta-feira (29), Lula afirmou que a presidência dos dois bancos públicos erão ocupadas por mulheres em seu terceiro mandato. À noite, o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse que os nomes para a presidência do banco seriam anunciados na manhã desta sexta-feira. Mas, posteriormente, a assessoria do ministro afirmou que não estava previsto o anúncio.

Medeiros e Serrano se reúnem com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), de Lula.

Tarciana Medeiros está no Banco do Brasil desde 2000 e é gerente executiva desde 2019. Será a primeira mulher a presidir o Banco do Brasil desde que a instituição foi fundada.

Maria Rita Serrano é funcionária da Caixa Econômica Federal desde 1989, onde exerceu diversas funções. Ela presidiu o sindicato dos Bancários do ABC Paulista por entre 2006 e 2012. Desde 2014, é conselheira eleita pelos empregados no Conselho de Administração da Caixa Federal e no recente período passou a coordenar o comitê nacional em defesa das empresas públicas.

Presidência da Petrobras

Para a presidência da Petrobras, o presidente Lula deve convidar o senador Jean Paul Prates (PT-RN). O senador também se reúne com Lula para tratar da presidência da empresa pública de energia.

Prates participou da transição do governo Bolsonaro para Lula. Ele foi coordenador do grupo técnico que reuniu informações sobre o setor de minas e energia.

Prates (PT-RN), disse ao blog da jornalista Andreia Sadi que a política de preços dos combustíveis é "assunto de governo, e não apenas de uma empresa de mercado."

O nome do parlamentar como novo chefe da Petrobras foi confirmado ao blog de Sadi pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann. O anúncio oficial deve ocorrer nesta sexta-feira (30).
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC