Economia

Tesouro RendA+: sabia o que é e como funciona esse investimento

Por Portal NC

01/01/2023 às 07:49:20 - Atualizado há
Títulos estarão disponíveis para compra a partir do dia 30 de janeiro por pessoas físicas. Fundos de ações podem ser a porta de entrada para a Bolsa de Valores

Divulgação

O Ministério da Economia anunciou na última semana que o Tesouro Nacional terá um novo título, chamado de Tesouro RendA+. O título será indicado para o investidor que desejar complementar a aposentadoria e receber um benefício mensal extra.

Os papéis estarão disponíveis a partir do dia 30 de janeiro para pessoas físicas, segundo a pasta.

LEIA TAMBÉM:

Saiba como usar PIX para investir no Tesouro Direto

Venda de títulos públicos do Tesouro Direto passa a aceitar PIX, informa governo

Tesouro Direto: veja as principais perguntas e respostas

Como vai funcionar?

A pessoa que for investir deve escolher o ano em que deseja começar a receber o adicional da sua aposentadoria. Em princípio, são oito datas disponíveis: 2030, 2035, 2040, 2045, 2050, 2055, 2060, 2065.

A partir da data escolhida, o investidor vai receber um 'salário' durante 20 anos. O valor será corrigido pela inflação.

Como investir?

O investimento poderá ser feito diretamente no site do Tesouro Direto.

A compra poderá ser feita em múltiplos de R$ 1 mil. Até a data escolhida para começar a receber os pagamentos, será possível fazer novas compras do título – inclusive com agendamento de compras mensais.

E se eu precisar do dinheiro antes?

O investidor poderá vender o título a partir de 60 dias após a compra – diferente dos demais títulos do Tesouro, que podem ser vendidos antes desse prazo.

Se o resgate for feito antes, no entanto, pode sofrer pagamento de imposto de renda maior sobre os rendimentos (22,5% até 180 dias, chegando a 15% para prazos maiores que 720 dias após a compra).

Quais as principais diferenças entre o Tesouro RendA+ e outros títulos do Tesouro?

Pierre Oberson, professor de finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV), explica que uma das principais diferenças é a forma de resgate das modalidades de investimento. Segundo ele, em uma delas é possível recuperar o valor de uma vez, enquanto na outra, também em quantias mensais.

“As principais diferenças estão na modalidade de resgate, nos títulos do Tesouro Direto existentes hoje em dia, o resgate dos títulos, quando do vencimento, são realizados em uma data específica, ou seja, quando o título vence, o investidor recebe de volta o que investiu mais sua remuneração. No Tesouro Renda+ o resgate se dá em parcelas mensais, pelo período de 20 anos, corrigidas pela inflação”, disse.

Qual a vantagem do Tesouro Renda+?

A principal vantagem do Tesouro Renda+ em relação aos títulos que já existem é a possibilidade do planejamento de renda por 20 anos, corrigida pela inflação.

Isso facilita a organização de quem quer ter uma renda, como uma aposentadoria, de maneira fácil e sem burocracia, com um baixo custo e uma alta segurança, uma vez que são títulos emitidos pelo governo.

Qual a desvantagem do Tesouro Renda+?

O professor destaca que o investidor ficará exposto as condições do mercado, o que pode fazer com que a remuneração seja superior ou inferior àquela pactuada quando foi feito o investimento.

Em caso de morte, o que acontece com meus títulos?

Os títulos ficam com os herdeiros. Também é possível que a pessoa que for receber a herança faça o pedido de alteração do nome do título, mas isso irá depender do que a instituição de investimentos dispõe em seus regulamentos internos.

Porém, em sua maioria, as empresas costumam dar aos beneficiários a opção liquidar as aplicações em nome da pessoa falecida e receber o montante ou só mudar nome do titular.

Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC