Economia

Governo exonera presidente, diretora-executiva e diretora-adjunta do IBGE

Por Portal NC

03/01/2023 às 11:06:22 - Atualizado há
Na nova estrutura do atual governo, o instituto ficará sob comando do ministério do Planejamento, liderado por Simone Tebet, e não mais sob a égide da pasta de Economia, como no governo anterior. Cimar Azeredo Pereira será presidente do IBGE até nomeação de novo representante no cargo

Carlos Brito/G1

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto; a diretora-executiva, Marise Maria Ferreira; e a diretora-adjunta da diretoria-executiva do instituto, Rose Mary Rodrigues, foram exonerados de seus cargos. Suas dispensas, pelo novo governo, foram publicadas na edição de 2 de janeiro deste ano do Diário Oficial da União (DOU).

Após publicação da exoneração de Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto como presidente do IBGE, o cargo será exercido pelo atual diretor de Pesquisas, Cimar Azeredo Pereira, até a nomeação do novo presidente, informou nesta terça-feira (3) o IBGE.

Economista, Neto é PhD em Demografia pela Universidade da Califórnia/Berkeley e pós-doutor pela Universidade do Texas/Austin. Ele se tornou presidente do IBGE desde 27 de abril de 2021, após saída da presidente anterior, Susana Cordeiro Guerra, primeira indicada para o cargo pelo então ministro da Economia do governo passado, Paulo Guedes. Neto ingressou no IBGE em 2019 como diretor de Pesquisas.

Já Ferreira estava à frente da diretoria-executiva do instituto desde 2020. Formada em Direito e servidora do instituto desde 1984, ela atuava costumeiramente como substituta, em caso de vacância na presidência do IBGE.

Em abril de 2021, após a saída da presidente do instituto Susana Cordeiro Guerra, Ferreira ocupou a presidência da instituição até indicação de novo presidente do IBGE pelo governo Jair Bolsonaro. Isso ocorreu no mesmo mês, em abril de 2021, quando o economista Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto foi nomeado presidente do IBGE.

No dia 27 de dezembro de 2022, Neto chegou a participar, ainda como presidente do instituto, de evento público envolvendo o IBGE, sobre andamento de trabalhos do Censo Demográfico 2022, cuja coleta de dados se iniciou no ano passado.

Na nova estrutura do atual governo, o IBGE ficará sob comando do ministério do Planejamento, liderado por Simone Tebet - e não mais sob a égide da pasta de Economia, como no governo anterior.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC