Economia

Estorno de compras: veja como pedir e em quais situações o consumidor tem direito a ele

Por Portal NC

04/01/2023 às 06:11:21 - Atualizado há
Segundo Código de Defesa do Consumidor, é possível cancelar uma comprar por arrependimento; veja em quais situações isso é possível. O consumidor deve entrar em contato via telefone ou e-mail com o fornecedor do produto ou direto na loja em que fez a compra.

Itana Alencar/g1

Sabe aquela compra de Natal que você fez pela internet e não chegou como o esperado, seja pelo tamanho ou pela cor que não é a mesma do pedido? Ao invés de deixar a peça no fundo do armário, você pode desistir da compra e pedir o estorno.

Segundo Código de Defesa do Consumidor, é possível cancelar uma comprar por arrependimento nas seguintes situações:

Quando a compra tiver sido feita fora do estabelecimento comercial, como as compras online – neste caso, a lei prevê um prazo de 7 dias a contar da assinatura do contrato ou do ato de recebimento do produto ou serviço, para desistir da compra; o cancelamento deve ser formalizado por escrito.

Quando o produto tiver sido entregue diferente do pedido.

Quando o produto for entregue com algum defeito e o fornecedor não resolver o problema em até 30 dias.

Quando o fornecedor tiver oferecido a opção de cancelamento na ocasião em que o consumidor fez a compra – neste caso, o consumidor deve pedir que esta promessa seja feita por escrito.

LEIA TAMBÉM:

Veja dicas da Febraban para evitar golpes durante as compras de Natal

Está com dívidas? Conheça serviços que ajudam nas negociações

Cartão de crédito é o tipo de dívida mais comum entre brasileiros; veja dicas para usá-lo sem cair na inadimplência

Como fazer o pedido de estorno?

O consumidor deve entrar em contato via telefone ou e-mail com o fornecedor do produto ou direto na loja em que fez a compra.

Quais documentos necessários?

Quando for fazer o pedido é necessário ter em mãos: nota ou cupom fiscal, algo que comprove o pedido de troca do produto, como print, e-mails e ligações.

Compras por cartão de crédito

De acordo com o Procon, nos casos em que o consumidor observar na fatura do cartão de crédito ou conta corrente o lançamento de uma cobrança duplicada ou não reconhecida, ele deve entrar em contato com a administradora do cartão ou com o banco questionando a cobrança e solicitando o estorno do valor.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC