Economia

Ibovespa opera em alta nesta quarta

Por Portal NC

04/01/2023 às 11:13:17 - Atualizado há
Na terça-feira, principal índice da bolsa de valores de São Paulo caiu 2,08%, a 104.166 pontos. Ibovespa

Freepik

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em alta nesta quarta-feira (4), com o mercado de olho nas sinalizações do novo governo.

Às 10h57, o Ibovespa subia 0,34%, a 104.525 pontos. Veja mais cotações.

No dia anterior, o indicador caiu 2,08%, a 104.166 pontos. Com o resultado, o Ibovespa acumula queda de 5,07% nos dois primeiros dias do ano.

O que está mexendo com os mercados?

Os investidores repercutem declaração feita pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, de que pretende discutir a "antirreforma" da Previdência, em referência às regras aprovadas em 2019.

"Quero formar comissão quadripartite (...) com uma representação dos sindicatos patronais, com sindicatos dos empregados, com sindicatos dos aposentados e com governo, nós precisamos discutir com profundidade o que foi essa antirreforma da previdência, discutir com números e com profundidade", disse.

Os investidores permanecem de olho nas sinalizações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Na segunda-feira, ele afirmou que buscará uma "harmonização" entre a política fiscal (contas públicas) e monetária (definição de juros pelo Banco Central).

Haddad também afirmou que o Ministério da Economia enviará, no primeiro semestre, proposta de uma nova âncora fiscal para as contas públicas, substituindo o teto de gastos.

Na terça, o secretário-executivo do ministério, Gabriel Galípolo, disse à GloboNews que Haddad deve encaminhar ao presidente Lula até a próxima semana o que chamou de "plano de voo" para reduzir o déficit deste ano.

Entre as declarações e ações do novo governo que repercutiram de forma negativa nos últimos dias está a menção de Lula ao teto de gastos em seu discurso de posse — o presidente chamou o mecanismo de "estupidez" e disse que ele seria revogado.

Já o anúncio da prorrogação da isenção de impostos federais sobre os combustíveis e a determinação do presidente de revogar os processos de privatização de oito estatais, entre elas os Correios, também foram mal recebidos pelo mercado.

Por que há desconfiança do mercado financeiro em relação a Lula?

O Conselho de Administração da Petrobras formalizou nesta quarta-feira (4) a renúncia do presidente da companhia, Caio Paes de Andrade. Isso abre caminho para a empresa analisar a indicação do senador Jean Paul Prates (PT-RN) para o cargo. Na terça-feira, o Ministério de Minas e Energia indicou Prates para presidente e membro do conselho de administração da estatal.

No cenário externo, o Federal Reserve (BC dos EUA) divulga nesta quarta a ata da próxima reunião que pode trazer uma promessa de que os juros continuarão subindo neste ano, mas a um ritmo mais lento e talvez apenas por mais 0,75 ponto percentual.

A atividade empresarial da zona do euro contraiu menos do que inicialmente se pensava no final do ano passado, sugerindo que a recessão do bloco pode não ser tão profunda quanto se temia.

Além disso, dados preliminares mostraram que a inflação na França recuou em dezembro de um recorde no mês anterior, dando seguimento a uma série de dados encorajadores como a melhora dos números de indústria da zona do euro e a desaceleração da inflação na Alemanha.

Isso significa que os preços estão desacelerando mais rápido do que o esperado, o que alivia a pressão sobre os consumidores e empresas.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC