Prefeitura tem novo projeto para área do Centro Esportivo do Núcleo Tufic Baracat

Espaço será mais bem aproveitado com a construção de quadras, parque infantil e instalação de equipamentos de ginástica e lazer. Remodelação da área é uma reivindicação dos moradores preocupados com a segurança do local

18/11/2019 - 16:49 hs

O Complexo Esportivo “Gilmar Lopes Faleco”, localizado no Núcleo Habitacional Tufic Baracat, foi inaugurado em outubro de 2016, com mais de 2 anos de atraso, pelo ex-prefeito Oscar Yasuda. Apesar da demora, o resultado não foi o esperado pela população do bairro. Desde antes da entrega oficial, moradores já apontavam que a construção, que está bem abaixo do nível das ruas, e que possui cobertura com telhas e paredes fechadas, propiciava a ocorrência de atos ilícitos e indecorosos, principalmente à noite.

O atual Presidente da Câmara, Marcio Rogério Caffer, o Café, já denunciava ainda na legislatura passada, antes da inauguração do “complexo esportivo”, a preocupação de vizinhos do local com a utilização de vestiários e banheiros para o consumo de drogas.

O atual vereador pelo DEM, Waldemar Merencio “De Bolachinha”, também demonstrou preocupação com a degradação do espaço. Ele inclusive visitou diversos moradores do bairro coletando assinaturas em um abaixo assinado que pedia providências para coibir o uso de drogas no local. Diante da situação, a nova gestão da prefeita Tina Januário estudou um novo projeto para aproveitar melhor o espaço do centro de lazer e aumentar a sensação de segurança dos moradores do bairro. 

Em ofício destinado ao Comandante do Pelotão da Polícia Militar, a prefeita 
Tina Januário avalia que a melhor solução para a situação do local seja a retirada da cobertura e a demolição das paredes. “Nosso projeto é melhorar a segurança do local acabando com os ambientes fechados, investindo em iluminação, monitoramento e reaproveitando o terreno, diminuindo os espaços vazios, com a construção de novas quadras, novo parque e instalação de equipamentos esportivos e de lazer”, comentou a prefeita. Segundo o setor de Obras da Prefeitura, serão reaproveitados os materiais da construção original, de modo que a população só tem a ganhar.