Economia

Ministro do Trabalho volta atrás e diz que manutenção do saque-aniversário do FGTS será 'objeto de amplo debate'

Por Portal NC

05/01/2023 às 17:27:19 - Atualizado há
Em entrevista na quarta-feira (4), ele foi questionado se pretendia acabar com a modalidade e respondeu: "Nós pretendemos acabar com isso". O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou em suas redes sociais nesta quinta-feira (5) que a manutenção ou não do saque-aniversário do FGTS será "objeto de amplo debate junto ao Conselho Curador do FGTS e com as centrais sindicais".

"A nossa preocupação é com a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras em caso de demissão e com a preservação da sua poupança", completou, em uma publicação numa rede social.

A declaração de Marinho nesta quinta representa um recuo do ministro.

Em entrevista ao jornal O Globo publicada na quarta-feira (4), ele foi questionado se pretendia acabar com a modalidade de saque-aniversário e respondeu: "Nós pretendemos acabar com isso".

Saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário o FGTS foi criado pelo governo Bolsonaro. Permite que o trabalhador com recursos no fundo saque, no mês do seu aniversário, uma parcela do valor acumulado. O valor da parcela depende do total acumulado.

Em contrapartida, o trabalhador perde direito ao saque-rescisão, que consiste em retirar o dinheiro do fundo quando é demitido sem justa causa.

É possível migrar da modalidade saque-aniversário para saque-rescisão, mas há um período de carência.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC