Economia

Inflação da zona do euro recua a 9,2% em dezembro, mostram dados preliminares da Eurostat

Por Portal NC

06/01/2023 às 08:31:20 - Atualizado há
Em novembro, a região registrou uma taxa inflacionária anual de 10,1%. Inflação anual da zona do euro deve ser de 9,2% em dezembro.

Pixabay

A inflação da zona do euro deve ser menor em dezembro do que o observado no mês anterior, informou a Eurostat, escritório de estatísticas da União Europeia, nesta sexta-feira (06). Segundo os dados preliminares da agência, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) da região recuou a 9,2% no último mês de 2022, de 10,1% registrados em novembro.

Na comparação mensal, as projeções apontam que, em dezembro, a inflação da zona do euro apresentou uma leve baixa de 0,3%.

Mesmo com a desaceleração, os preços na região continuam nos maiores patamares observados em décadas.

Componentes da inflação na zona do euro

O principal vilão da inflação na Europa continua sendo a energia, embora o grupo tenha apresentado uma desaceleração em dezembro em relação ao mês imediatamente anterior, de acordo com os dados preliminares.

Enquanto no último mês de 2022 o grupo de energia teve uma alta anual de 25,7% nos preços, em novembro essa alta foi de 34,9% em novembro. Em outubro, a taxa anual da inflação de energia era ainda maior, de 41,5%.

Além do grupo de energia, que tem a maior alta, todos os outros grupos que compõem o índice de preços da zona do euro também registraram avanço na prévia da inflação de dezembro.

O grupo de comida, álcool e tabaco subiu 13,8% em dezembro, ante alta de 13,6% em novembro. Já o grupo de bens industriais não-energéticos avançou 6,4% no último mês, contra 6,1% anteriormente. Por fim, o grupo de serviços registrou alta anual de 4,4% em dezembro, ante 4,2% em novembro.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC