Economia

Ibovespa abre em alta em dia da primeira reunião ministerial do governo Lula

Por Portal NC

06/01/2023 às 10:31:16 - Atualizado há
Na quinta-feira, o principal índice da bolsa de valores de São Paulo subiu 2,19%, a 107.641 pontos. Ibovespa opera em baixa, puxado pelo exterior.

Freepik

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, abriu em alta nesta sexta-feira (06), enquanto investidores esperam pela primeira reunião ministerial convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e repercutindo dados econômicos do exterior.

Às 10h05, o índice subia 0,41%, aos 108.080 pontos. Veja mais cotações.

No dia anterior, o Ibovespa teve forte alta de 2,19%, chegando aos 107.641 pontos, impulsionado principalmente pelo bom desempenho das ações da Petrobras e da Vale. Com o resultado, o índice acumula queda de 1,91% no ano.

O que está mexendo com os mercados?

No Brasil, é o cenário político que segue roubando a atenção dos investidores. Nesta sexta-feira, ocorre a primeira reunião ministerial do governo Lula e a expectativa, segundo especialistas do mercado, é que haja um alinhamento da equipe, depois de uma semana marcada por diversas declarações feitos pelos novos ministros, sobretudo relacionadas à economia.

O dólar volta a cair hoje depois de um pregão de queda acentuada, consequência de um "alívio nos ruídos sobre reformas, fiscal e Petrobras", segundo a equipe de análise do BTG Pactual. Pelo mesmo motivo, o Ibovespa, principal índice acionário da B3, a Bolsa de Valores brasileira, teve forte alta na última quinta-feira.

A agenda de indicadores econômicos brasileira está vazia nesta sexta, mas no exterior a manhã foi marcada por importantes divulgações.

Na zona do euro, a Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia, divulgou os dados preliminares da inflação em dezembro, que vieram melhores do que as projeções do mercado. Segundo a agência, a região deve registrar uma taxa anual de inflação de 9,2%, o que representa uma desaceleração em relação a taxa de 10,1% registrada em novembro. Analistas previam taxa de 9,7%.

Também na zona do euro, as vendas no varejo em novembro apresentaram uma alta de 0,8%, depois de registrar queda de 1,5% em outubro. O número veio acima das expectativas do mercado, que projetava uma alta menos expressiva, de 0,5%.

Nos Estados Unidos, às 10h30 ocorre a divulgação do último relatório de empregos de 2022, com estimativa de criação de 202 mil vagas de emprego em dezembro.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC