Economia

Imposto sobre materiais escolares chega a quase 50% do valor dos produtos, aponta levantamento

Por Portal NC

06/01/2023 às 17:33:25 - Atualizado há
Segundo ACSP, caneta é o item com maior carga tributária, seguida por calculadora, régua, tesoura e agenda. Materiais escolares: carga tributária chega a ser maior do que a média bruta do governo geral, atualmente de 33,90%.

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A volta às aulas deve pesar no bolso dos consumidores. Segundo um levantamento feito pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) com dados do Impostômetro e divulgado nesta sexta-feira (6), os impostos cobrados sobre os materiais escolares chegam a equivaler quase 50% do valor do produto em alguns casos.

Dentre os itens avaliados pelo levantamento, a caneta é o material no qual incide o maior imposto: 49,95%. A lista segue com calculadora (44,75%), régua (44,65%), tesoura (43,54%), agenda (43,19%), cola (42,71%), estojo (40,33%) e pastas plásticas (40,09%).

Segundo o economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) da ACSP Ulisses Ruiz de Gamboa, a alta tributação encarece não apenas os produtos, mas toda a cadeia educacional – e os pais devem pesquisar e comparar preços caso queiram minimizar os custos.

LEIA TAMBÉM

IPTU, IPVA e material escolar: saiba como preparar o orçamento para o começo do ano

“Os preços oscilam de loja para loja. Pesquisar e comprar em maior quantidade pode garantir a famosa pechincha para economizar no final da compra”, diz o economista.

Os impostos da lista de materiais escolares, de acordo com o levantamento, chegam a ser maiores que a média da carga tributária bruta do governo geral, de 33,90% do Produto Interno Bruto (PIB).

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), João Eloi Olenike, educação é uma necessidade básica e o Brasil é um dos poucos países que tributam itens de uso essencial nesse setor.

“A educação deveria ter um retorno melhor em relação à qualidade dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos diante de tantos tributos pagos, que se fossem menores poderiam permitir uma formação melhor e mais acessível”, afirma.

Segundo dados do Impostômetro, os brasileiros já pagaram mais de R$ 58 bilhões em impostos até esta sexta-feira. Em 2022, foram pagos mais de R$ 2,8 trilhões em tributos, um aumento de 11,5% em relação ao observado no ano anterior.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC