Hemocentro de Marília faz campanha de doação de sangue

Estoques costumam cair pela metade durante o período das férias; veja quem pode ser um doador.

09/12/2019 - 12:25 hs

O hemocentro de Marília (SP) está realizando uma campanha de doação de sangue nas férias, período em que os estoques costumam diminuir.

O objetivo é sensibilizar a população para que mais pessoas doem sangue nesta época do ano. Isso porque, entre dezembro e fevereiro, período de festas e férias, as doações costumam cair pela metade.

Segundo o hemocentro, a média ideal de doações é de 60 bolsas diárias, entretanto, neste período, o movimento cai para menos de 30 doadores por dia.

Com isso, para suprir a demanda do período, as equipes de captação estão intensificando o contato com doadores através das redes sociais, telefones e correspondências.

Moradores de Marília e de outras cidades da região podem doar, basta comparecer ao hemocentro na Rua Lourival Freire, 240. É importante lembrar que uma única doação pode salvar até quatro vidas e pessoas que se submetem a tratamentos planejados e intervenções médicas urgentes de grande complexidade dependem da doação de sangue para sobreviver.

Requisitos para doar sangue
.ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
.pesar no mínimo 50 kg;
.estar alimentado, evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.
.caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
.ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
.apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho);
.passaporte, registro nacional de estrangeiro, certificado de reservista ou carteira profissional (emitida por classe);
.Frequência máxima de doações
.homens: de 2 em 2 meses, sendo, no máximo, 4 vezes ao ano;
.mulheres: 3 em 3 meses, sendo, no máximo, 3 doações anuais.