Saúde convida novos participantes para compor grupos de emagrecimento

Equipe multiprofissional orienta pacientes que querem emagrecer de forma saudável

13/01/2020 - 09:35 hs

O Departamento de Higiene e Saúde, através do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), convida novos participantes que se considerem acima do peso, para participarem de novos grupos do Projeto “Atitude Mais Saúde”, composto por uma linha de cuidados com o sobrepeso e a obesidade. O objetivo é articular as ações existentes com toda a estrutura que a saúde municipal oferece, focando na adoção de hábitos saudáveis, especialmente no que diz respeito à alimentação e prática de atividade física.

“Com este projeto, nós queremos estimular cada vez mais a atenção dada à saúde, ampliando o acesso aos serviços, buscando oferecer o apoio integral de que estes participantes necessitam, incentivando o uso das pistas de cooper e ciclovias, da Academia Municipal Vida, sem nos esquecer do principal que é a reeducação alimentar”, explicou a psicóloga do grupo, Anay Gamero.

Todo o projeto conta com a avaliação de uma equipe multiprofissional da Atenção Básica, composta por psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e professores de educação física.

“O projeto é fundamental no auxílio ao emagrecimento saudável. Começamos ensinando o paciente a se alimentar de forma saudável e depois investimos na prática assídua de atividades físicas. O participante que é o foco da ação, por isso, o incentivo à promoção da própria saúde que deve sempre ser reforçada”, completou o superintendente do DHS, Rogério Teixeira Barbosa “Pida”.

Nos casos em que a obesidade é considerada grave, o integrante segue sendo assistido, caso necessário, e como última opção, pode haver indicação para cirurgia bariátrica. “A cirurgia é uma opção terapêutica. Para ser realizada é necessário que o usuário seja devidamente esclarecido quanto aos benefícios e riscos, e aceite que terá que adotar um novo estilo de vida para o sucesso do tratamento”, finalizou o superintendente.

As inscrições de novos interessados podem ser realizadas na própria Unidade de Saúde de referência. Outras informações também podem ser obtidas através do telefone 3405 2828.