Economia

Tesla reduz preços de veículos nos EUA e Europa em até 20%

Por Portal NC

13/01/2023 às 07:22:20 - Atualizado há
Elon Musk, diretor executivo da Tesla

Reuters

A Tesla reduziu os preços de seus veículos elétricos nos Estados Unidos e na Europa em até 20%, estendendo uma estratégia de desconto agressivo após estimativas ausentes de Wall Street para entregas em 2022.

O movimento, que provocou uma queda de 3,8% nas ações da Tesla em Frankfurt, veio depois que o CEO Elon Musk alertou que a perspectiva de recessão e taxas de juros mais altas significavam que poderia reduzir a preços para sustentar o crescimento do volume às custas do lucro.

O preço mais baixo nos principais mercados da Tesla marca uma reversão da estratégia que a montadora havia perseguido através grande parte de 2021 e 2022, quando os pedidos de veículos novos ultrapassaram fornecem. Musk reconheceu no ano passado que os preços haviam se tornado "embaraçosamente alto" e pode prejudicar a demanda.

Os cortes de preços nos EUA, anunciados na quinta-feira no horário dos EUA em o sedã Model 3 e o crossover SUV Model Y, variaram entre 6% e 20% em relação aos preços antes do desconto, segundo Cálculos da Reuters.

Isso antes de um crédito fiscal federal de até US$ 7.500 que levou efeito para muitos modelos de veículos elétricos no início de janeiro.

A Tesla também reduziu os preços de seu SUV crossover de luxo Model X e o sedã Model S nos Estados Unidos.

Na Alemanha, reduziu os preços do Model 3 e do Model Y - seus mais vendidos globais - entre cerca de 1% e quase 17% dependendo da configuração. Também cortou preços na Áustria, Suíça e França.

Para um comprador americano do Modelo Y de longo alcance, o novo Tesla preço combinado com o subsídio dos EUA que entrou em vigor este mês equivale a um desconto de 31%. Além disso, o movimento da Tesla ampliou os veículos em sua linha elegíveis para o Biden

Antes do corte de preço, a versão de cinco lugares do Model Y tinha sido inelegível para esse crédito, uma designação que Musk havia chamado de "desordenado". Após o corte de preço, a versão de longo alcance do Modelo Y se qualificará para o crédito federal de US$ 7.500.

“Isso deve realmente aumentar os volumes de 2023 (Tesla)”, Gary Black, um investidor da Tesla que permaneceu otimista com a empresa e suas perspectivas através do recente e acentuado declínio do preço das ações, disse em um tweet. "É o movimento certo."

Ainda assim, alguns usuários nos fóruns online de fãs da Tesla reclamaram dos cortes de preço prejudicaram os clientes que compraram recentemente seus veículos, deixando-os com um item de menor valor no mercado de carros usados.

"Não estou muito satisfeito com essas grandes oscilações de preço. reduzir 10.000 euros assim - definitivamente faz você sentir isso você acabou de pagar demais", escreveu um usuário em um 'Tesla Drivers e fórum de amigos na sexta-feira.

Na China, onde a Tesla cortou os preços na semana passada em 6-13,5%, proprietários protestaram em centros de entrega em todo o país, pressionando Tesla para compensação

Antes do corte de preço, o estoque da Tesla nos Estados Unidos, conforme rastreado pelos modelos que seu site mostra como imediatamente disponível, tinha uma tendência de alta. Preços de modelos Tesla usados também vinha diminuindo, aumentando a pressão sobre ela para se ajustar preços de adesivos de carros novos.

Para 2021, os Estados Unidos e a China juntos representaram por cerca de 75% das vendas da Tesla, embora a montadora tenha vendas crescentes na Europa, onde sua fábrica em Berlim está aumentando a produção.

Nova líder de vendas

A mudança é a primeira grande mudança da Tesla desde a nomeação seu principal executivo para China e Ásia, Tom Zhu, para supervisionar os EUA. produção e vendas.

A Tesla cortou os preços na China e em outros mercados asiáticos na semana passada. Juntamente com cortes de preços anteriores anunciados em outubro e recentes incentivos, o preço chinês de um Model 3 ou Model Y caiu 13% para 24% a partir de setembro após a recente mudança, Reuters cálculos mostraram.

Tesla também cortou preços na Coreia do Sul, Japão, Austrália e Singapura.

Analistas disseram que os cortes de preços chineses aumentariam a demanda e aumentar a pressão sobre seus rivais lá, incluindo BYD, para seguir o exemplo no que poderia se tornar uma guerra de preços em o maior mercado único para veículos elétricos.

Essa pressão também pode estar aumentando na Europa. O Model 3 da Tesla foi o veículo elétrico mais vendido em Alemanha no mês passado, seguido pelo Modelo Y, batendo

O ID.4 totalmente elétrico da Volkswagen. Volkswagen recentemente aumentou o preço de seu ID.3 básico, colocando-o em paridade com o modelo 3 agora com desconto.

Tesla ficou abaixo das estimativas de Wall Street para o quarto trimestre entregas. O crescimento das entregas no ano inteiro foi de 40% - também curto da própria previsão de Musk de 50%.

Esta reportagem está em atualização.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC