Economia

Ibovespa opera em queda nesta sexta

Por Portal NC

13/01/2023 às 10:24:15 - Atualizado há
No dia anterior, o principal índice da bolsa de valores de São Paulo subiu 1,53%, a 112.517 pontos. Ibovespa

Pexels

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em queda nesta sexta-feira (13), ainda repercutindo o rombo fiscal da Americanas, a divulgação da inflação nos Estados Unidos e o anúncio de medidas econômicas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

Às 10h06, o Ibovespa caía 0,38%, a 111.422 pontos. Veja mais cotações.

No dia anterior, o índice avançou 1,53%, na 6ª alta consecutiva, aos 112.517 pontos. Com o resultado, o índice passou a acumular alta de 2,53% no ano.

O que está mexendo com os mercados?

'Um esforço em conter o avanço do déficit primário em 2023', diz especialista sobre medidas anunciadas para conter risco fiscal

No cenário local, o destaque fica por conta do pacote de medidas econômicas anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), na quinta-feira. As principais ações do chefe da área econômica no governo Lula buscam aumentar a arrecadação para tentar reduzir o rombo das contas públicas.

Entre as medidas estão novo programa de parcelamento extraordinário de dívidas, chamado de "Litígio Zero", nos moldes dos antigos programas conhecidos como Refis, intenção de reduzir R$ 50 bilhões em despesas (revisão de contratos e programas e autorização para gastar abaixo do previsto na lei orçamentária) e retirada do ICMS da base de cálculo dos créditos tributários de Pis/Cofins. A medida pode aumentar a arrecadação em R$ 30 bilhões.

O Banco Central divulgou nesta sexta que o Índice de Atividade Econômica (IBC-BR), considerado a "prévia" do Produto Interno Bruto (PIB), registrou queda de 0,55% em novembro - foi o quarto mês seguido de recuo do nível de atividade da economia brasileira. Na comparação com outubro do ano passado, o indicador do nível de atividade registrou crescimento de 1,65%.

O IBGE divulgou que a produção industrial teve queda em novembro em 6 das 15 regiões pesquisadas. No resultado geral, a indústria brasileira recuou 0,1% em novembro na comparação com outubro. As quedas mais intensas foram registradas no Pará (-5,2%) e em Pernambuco (-2%).

No exterior, os investidores repercutem os dados sobre a inflação nos Estados Unidos. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) caiu 0,1% em dezembro, de acordo com dados do Departamento do Trabalho do país.

Em 12 meses, o índice de preços ao consumidor acumula alta de 6,5% contra 7,1% em outubro. O resultado abaixo do esperado pode ajudar o Federal Reserve (Fed) a reduzir o ritmo de aumento dos juros americanos. Atualmente, as taxas americanas estão entre 4,25% e 4,5% ao ano.

Com os juros altos, títulos públicos americanos, considerados os mais seguros do mundo, oferecem vantagem frente aos ativos de risco, como as moedas e mercados de ações de países emergentes. Se o ritmo de altas dos juros nos EUA for reduzido, isso pode beneficiar o real.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC