Economia

Governo Lula enviará missão para iniciar processo de reabertura da embaixada na Venezuela

Por Portal NC

14/01/2023 às 22:37:17 - Atualizado há
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu enviar na próxima semana uma missão à Venezuela para iniciar o processo de reabertura da embaixada brasileira em Caracas.

O embaixador Flávio Macieira chefiará a missão que avaliará, entre outros pontos, as condições do prédio da embaixada. Os funcionários brasileiros foram retirados do país em 2020 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).

À época, Bolsonaro tomou a decisão por não reconhecer o governo de Nicolás Maduro, tratando como chefe de Estado venezuelano o autodeclarado presidente Juan Guaidó. Guiadó é opositor de Maduro.

Com a vitória de Lula nas eleições, o Brasil retomou as relações com o governo Maduro e vai reabrir a embaixada em Caracas, que voltará a receber um embaixador. Ainda não há prazo para a reabertura da embaixada.

Neste primeiro momento, Macieira deve ficar como encarregado de negócios do Brasil na Venezuela. A definição de um novo embaixador depende da concordância do país anfitrião e da aprovação do nome do escolhido pelo Senado.

Macieira é considerado um diplomata experiente e de confiança do atual chanceler Mauro Vieira. Macieira foi embaixador na Noruega e no Panamá e atuou em postos em embaixadas do Brasil na França, Iraque, Irlanda e Suíça.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC