Associação Comercial de Pompeia é vítima de golpe da cobrança indevida

11/02/2020 - 14:00 hs

A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia está alertando os comerciantes associados, bem como a população em geral, de que golpistas estão utilizando do período e da credibilidade da instituição, para aplicar um golpe conhecido da cobrança indevida. Utilizando do nome e da marca da associação comercial, muitos comerciantes receberam pelos Correios, cobrança bancária que se diz tratar do pagamento dos serviços utilizados e da mensalidade. “Se não for com o timbre do Sicredi é falso”, alertou o presidente da entidade, Rinaldo José Traskini, bastante preocupado com a quantidade de associados que denunciaram a fraude. “Confira os dados, os valores e o documento e na dúvida, entre em contato com a associação comercial” disse o dirigente ao fazer o alerta geral.

O golpe da cobrança indevida é bastante conhecido pelas associações comerciais de todo o Brasil. Estelionatários emitem cobranças semelhantes, caracterizadas de forma parecida, com valores variados, e como o comerciante está acostumado a receber e pagar o boleto bancário, acaba fazendo o pagamento sem observar detalhes que podem evitar o golpe. “Qualquer diferença na cobrança bancária deve ser informada para a associação comercial”, reforçou a gerente administrativa da entidade, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, bastante preocupada por ser a primeira vez que a entidade é vítima do golpe. “Já presenciamos isso acontecer com grandes magazines, lojas populares e até repartições públicas”, ressaltou a dirigente que tem relato dos mais variados de pessoas que foram vítimas do golpe. “Tem gente que cai sem saber”, falou ao estender o alerta para as cobranças bancárias de água, luz, internet ou qualquer outro tipo de assinatura de serviços ou produtos.

De acordo com Rinaldo José Traskini é preciso conferir sempre quando receber a cobrança. “O tempo gasto para averiguação é importante e pode evitar prejuízos”, disse ao orientar os associados para que adquiram o hábito da conferência, principalmente na contratação ou compra de novos produtos ou serviços. “Procure ter em mãos, sempre que possível, o contrato firmado entre as partes, devidamente assinado para confirmar a validade do documento de cobrança”, explicou o presidente da associação comercial, ao lembrar do golpe em que “entidades fantasmas” enviam a cobrança falsa para o comerciante, normalmente com nomes parecidos com os da entidade verdadeira, exatamente para confundir o lojista. “Na dúvida não pague”, orienta Rinaldo José Traskini ao afirmar que uma vez pago é impossível ter o dinheiro restituído.

As cobranças bancárias emitidas pela Associação Comercial e Empresarial de Pompeia são através da Cooperativa Sicredi. “Esse é o primeiro sinal”, apontou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas. “Na cobrança do Sicredi estão especificados os dados da associação que devem ser conferidos e na dúvida, entre em contato conosco”, falou a dirigente que já identificou algumas fraudes denunciadas, por acharem estranhas a mudança da cobrança. “Tudo que procuramos fazer é devidamente informado e divulgado para os nossos associados através de canais diretos que temos”, explicou a gerente que reforça a denúncia e ratifica o alerta.