Economia

O que é analista de diversidade e inclusão? Profissão de BBB gerou memes nas redes

Por Portal NC

16/01/2023 às 15:55:18 - Atualizado há
CEO da consultoria Mais Diversidade explica que esses profissionais são responsáveis por ajudar as empresas a serem mais diversas e inclusivas. Sarah Aline, psicóloga e analista de diversidade

Divulgação

A profissão da psicóloga Sarah Aline, participante do "BBB23", rendeu memes nas redes sociais antes mesmo da estreia do programa nesta segunda-feira (16). A sister é analista de inclusão e diversidade.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Diante da repercussão nas redes, o perfil oficial da sister no Twitter publicou um vídeo de Sarah explicando sua função:

"Analisa de inclusão e diversidade na minha execução hoje é analisar dados. Eu sento na cadeira e olho uma planilha de zilhões de dados e procuro ausências que podem se tornar oportunidades e possibilidades dentro dos ambientes organizacionais. Eu até brinco de dizer que meu trabalho só existe porque nossa única diferença é que nós de fato somos muito diferentes", afirma a sister.

Mas afinal, o que é analista de inclusão e diversidade? O g1 ouviu o fundador e CEO da consultoria Mais Diversidade sobre a profissão. Entenda abaixo em 5 pontos.

O que faz um analista de inclusão e diversidade?

O analista de diversidade e inclusão é o responsável por ajudar as empresas a serem mais diversas e inclusivas e a terem um ambiente de trabalho acolhedor, seguro e livre de preconceito, explica Ricardo Sales, CEO da Mais Diversidade.

A ideia é garantir a presença e permanência de negros, mulheres, pessoas LGBTQIA+, pessoas com deficiência e outros grupos ou minorias no ambiente organizacional.

"Para isso, recorre a pesquisas e censos demográficos, promove conscientização e treinamentos, engaja a alta liderança, estimula a contratação de talentos variados e ajuda a empresa a desenvolver produtos e serviços mais inclusivos", afirma Sales.

Mais recentemente, analistas de diversidade também têm apoiado as áreas de relacionamento com investidores, explica Sales, uma vez que "hoje é preciso prestar contas ao mercado sobre temas de diversidade e inclusão".

Veja também

Trabalhadores pretos ganham 40,2% menos do que brancos por hora trabalhada

Mulheres ganham em média 20,5% menos que homens no Brasil

Por que o cargo é importante?

Organizações com ambientes inclusivos são mais criativas e inovadoras, contam com melhor reputação e têm uma menor rotatividade, explica Ricardo Sales.

"Uma cultura de diversidade é fundamental para atrair jovens talentos, que não toleram trabalhar em ambientes em que predomina o preconceito", afirma.

Quais empresas têm esse cargo nos seus quadros?

A maior parte das multinacionais já contam hoje com profissionais ou mesmo com uma equipe completa de diversidade.

"Quando comecei na área, há 18 anos, eram pouquíssimas. Hoje [...] existem até mesmo diretorias especificas para este tema, que faz parte da agenda ESG e é uma questão estratégica de negócios", afirma Sales.

Quais habilidades o analista de inclusão precisa ter?

Segundo Sales, os profissionais precisam ter "grande capacidade analítica, resiliência acima da média, excelente relacionamento interpessoal, pensamento crítico e capacidade de traduzir para a empresa as principais demandas da sociedade".

Quais os desafios do cargo?

"O Brasil é um dos países mais diversos do mundo, mas não é inclusivo. Como essas questões não eram discutidas até muito recentemente, ainda temos o desafio de educar as pessoas para o respeito", conclui Sales.

LEIA TAMBÉM:

'BBB 23': participantes divididos em duplas e maior prêmio da história

CAMAROTE E PIPOCA: saiba quem são os participantes do 'BBB23'

ALÉM DA INCLUSÃO: diversidade nas empresas aumenta a produtividade, mostra estudo

Quem é Sarah Aline

Natural de Osasco, Sarah Aline tem 25 anos e cresceu em um lar cristão de pais missionários que visitavam unidades de detenção de menores infratores cantando rap e dando uma nova visão de mundo para os jovens.

Teve muitos empregos para conseguir custear a faculdade de Psicologia e, hoje, orgulha-se de morar sozinha no apartamento que montou com tudo o que gosta graças ao próprio trabalho.

Sarah diz que tem facilidade de se aproximar das pessoas, mas que é seletiva para relações profundas. É também uma pessoa intensa, que fala bastante e que não despensa uma boa fofoca: “As fofoquinhas edificam meu ser”.

Solteira, conta que o amor é seu ponto fraco: “Quando me apaixono, saio do encontro já pensando no nome dos nossos filhos”.

VEJA TAMBÉM:

Por onde andam os participantes de Casas de Vidro que não conseguiram entrar no 'BBB'
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC