Economia

Com presença de Lula, Tarciana Medeiros toma posse como presidente do Banco do Brasil

Por Portal NC

16/01/2023 às 18:56:21 - Atualizado há
É a primeira vez que uma mulher vai ocupar o cargo em mais de 200 anos de história do banco. A servidora Tarciana Medeiros tomou posse nesta segunda-feira (16) como presidente do Banco do Brasil. Ela substitui o administrador Fausto Ribeiro, indicado pelo governo Bolsonaro.

A cerimônia de posse aconteceu no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, e contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais a do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

É a primeira vez que uma mulher vai presidir o Banco do Brasil em mais de 200 anos de história da instituição financeira.

Medeiros foi escolhida pelo próprio presidente Lula, que priorizou mulheres para os comandos dos dois principais bancos públicos do país. No caso da Caixa, a escolhida foi a também servidora de carreira Rita Serrano.

Haddad anuncia Rita Serrano na presidência da Caixa e Tarciana Medeiros na do Banco do Brasil

O BB

É um banco público, vinculado ao Ministério da Fazenda, mas com parte das suas ações negociada na Bolsa de Valores.

É o principal banco com linhas de crédito destinadas ao agronegócio brasileiro.

Em outubro de 2022, tinha 88.671 mil funcionários.

A presidente

Tarciana Paula Gomes Medeiros nasceu em Campina Grande (PB) e iniciou a vida profissional como feirante em 1988. Depois, foi professora e em março de 2000 iniciou sua carreira como servidora do Banco do Brasil.

É bacharel em Administração de Empresas e pós-graduada em Administração, Negócios e Marketing. Faz MBA em BI e Analytics, além de possuir formação do Banco do Brasil para atuação em cargos de alta gestão executiva.

Assumiu o primeiro cargo de gestão no BB em 2002. Por 10 anos, exerceu diversas funções pelo país, na rede varejo, em agências e superintendências. Durante esse período, foi responsável pelo desenvolvimento de estratégias para distribuição de produtos ligados principalmente aos mercados de pessoas físicas e de agronegócios.

De 2013 a 2018, liderou a Superintendência Comercial da BB Seguros. Em 2018, assumiu como executiva na Diretoria de Empréstimos e Financiamentos do BB, onde lidou com gestão do processo de pós-venda dos produtos de crédito destinados a pessoas física.

Também trabalhou na implementação das ações de assistência aos clientes para prorrogação de operações de crédito durante a pandemia da Covid-19.

Desde 2021, era executiva na diretoria de Clientes Pessoas Físicas e Micro e Pequenas Empresas. Era a responsável pela definição e coordenação da estratégia comercial, planejamento, gestão e desenvolvimento de ações para interações com clientes em canais digitais.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC