Erosão interdita vicinal que liga Pompeia a Queiroz

23/02/2020 - 00:10 hs

Após uma forte chuva que atingiu Pompeia neste sábado (22), uma estrada vicinal que liga o município a Queiroz sofreu grande erosão, surpreendendo motoristas que utilizam a via diariamente para escoamento de produção agrícola.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a erosão fica no quilômetro 5 da Vicinal ‘Tufic Baracat’. O local já vinha sendo monitorado pelo poder público.

Em agosto do ano passado, a prefeita Tina Januário esteve em São Paulo formalizando a solicitação para novos recursos da recuperação do quilômetro 5, que também foi atingido pelas fortes chuvas do início de 2019.

Na ocasião, Tina foi recebida pelo Major PM Rodrigo Quintino, representante da Defesa Civil do Governo do Estado.

Após o desmoronamento de hoje, as informações passadas pela Prefeitura são de que até quinta-feira (27) os recursos de R$ 250 mil para os reparos sejam liberados.

Em 2019, a cidade já havia sido contemplada com R$ 230 mil para investimentos no quilômetro 16 da PMP-010, local que foi atingido e desabou com uma forte chuva em março.

Enquanto os recursos para a recuperação do quilômetro 5 não são liberados, a Prefeitura já está trabalhando para uma medida paliativa. Ainda não está passando carro no local, os motoristas devem evitar o trecho e checar os desvios.

Ainda segundo a Prefeitura, “não havia problema estrutural evidente que pudesse ser evitado. A chuva muito forte foi o fator principal. Porém, a Vicinal Tufic Baracat foi originalmente projetada para suportar veículos com cargas de no máximo 25 toneladas e hoje sofre com o peso excessivo dos caminhões de transporte de insumos da Usina Clealco. Nos últimos anos houve um grande aumento no número de veículos pesados que utilizam as vias da zona rural de Pompeia cujas bases não suportam as cargas que chegam muitas vezes a 80 toneladas, provocando as depressões no solo”.

Desvios
O caminho já está sinalizado. Para quem esta indo para Queiroz desviar pela PMP 127, Estrada do Lixão, antes do km 5 da Vicinal.

De Queiroz para Pompeia, passando o Pesqueiro entra à esquerda em uma estrada de chão, via PMP 433.