Economia

Tebet escolhe economista Luciana Servo para ser presidente do Ipea

Por Portal NC

20/01/2023 às 19:29:23 - Atualizado há
Ela será a terceira mulher a comandar o instituto, cuja função é de realizar estudos sociais e econômicos, dando apoio técnico e institucional ao governo em políticas públicas. Luciana Servo será nova presidente do Ipea

Helio Montferre/Ipea

A economista e servidora de carreira Luciana Servo será a nova presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (20), por meio de nota, pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

O Ipea é uma fundação pública vinculada à pasta comandada por Tebet. O instituto tem como função realizar pesquisas e estudos sociais e econômicos, dando apoio técnico e institucional ao governo na avaliação, formulação e acompanhamento de políticas públicas.

Em nota, a ministra ressaltou o papel do Ipea e do IBGE, dois órgãos vinculados à sua pasta, no auxílio ao planejamento das políticas do governo.

"Que Brasil somos? É o IBGE que faz o retrato. A segunda pergunta é: qual Brasil queremos ser? Brasil que garanta educação de qualidade, que ninguém fique nas filas de hospital. Esse é o papel do Ipea, ele pega o Brasil que a gente quer e esmiúça", disse Tebet.

Servo será a terceira mulher a comandar o Ipea. A primeira foi Aspásia Camargo, entre 1993 e 1995, e a segunda, Vanessa Petrelli Corrêa, presidente interina em 2012.

A ministra Simone Tebet ainda não anunciou quem será o novo presidente do IBGE.

Perfil

Luciana Mendes Santos Servo é doutora em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre, também em economia, pela Universidade de São Paulo (USP).

É servidora do Ipea desde 1998. Nos últimos anos, vinha trabalhando em projetos focados na saúde, como “Avaliação de políticas de saúde”, “Prioriza SUS”, “Contas SHA para o Brasil” e “Conta Satélite de Saúde”.

A pesquisadora também é coautora de relatórios do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (Cmap) do governo federal.

Outros nomes

Tebet já anunciou os nomes dos principais secretários que compõem o Ministério do Planejamento e Orçamento. São eles:

Gustavo Guimarães para secretário-executivo

Paulo Bijos na Secretaria de Orçamento Federal

Leany Lemos na Secretaria de Planejamento

Renata Amaral na Secretaria de Financiamento Externo e Integração Nacional

Sérgio Firpo na nova Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas

O Ministério do Planejamento e Orçamento foi recriado neste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No governo anterior, as funções ficavam dentro do Ministério da Economia.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC