Economia

'Assembleia clandestina': presidente da Fiesp diz que nomeação de substituto não é válida e que responsáveis sofrerão consequências

Por Portal NC

20/01/2023 às 21:29:21 - Atualizado há
Após votação pela destituição de Josué Gomes, opositores anunciaram, nesta sexta-feira, Elias Miguel Haddad como presidente interino. O empresário Josué Gomes da Silva, no Senado, em imagem de julho de 2019

Geraldo Magela/ Agência Senado

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, emitiu um comunicado na noite desta sexta-feira (20) em que diz não ser válida a decisão de afastá-lo do cargo e de nomear Elias Miguel Haddad como presidente interino.

"Não será uma assembleia clandestina, que sequer tinha itens para deliberar que colocará nossa Entidade em riscos econômicos, jurídicos e de credibilidade", diz o documento enviado a funcionários da Fiesp.

O comunicado de Josué Gomes é uma resposta à oposição, que anunciou mais cedo Elias Miguel Haddad como substituto provisório. O decano é um dos delegados que compõem o conselho de representantes da federação.

No comunicado, Gomes disse ter recebido com "absoluta surpresa" a informação sobre o "escuso propósito de destituir um Presidente regularmente eleito e com mandato em curso".

O presidente da federação afirmou que a atitude "isolada, desproporcional e irresponsável" pode provocar riscos econômicos, jurídicos e trabalhistas na entidade, o que deve ser "formal e veementemente coibido".

"O que faço desde já nesta notificação, tornando sem efeito toda e qualquer deliberação tomada em minha ausência", continua, afirmando que o estatuto da Fiesp deverá ser "fielmente cumprido, lembrando que esta bússola cria causas e condições para cassação de mandato de um Diretor Eleito".

Em clima acalorado, assembleia da Fiesp aprova destituição de Josué Gomes da presidência

Comitê pró-democracia defende Josué Gomes após destituição

Fiesp diz que Josué Gomes segue como presidente da entidade

Entenda o caso

Integrantes da assembleia da Fiesp decidiram na última segunda-feira (16) pela destituição de Josué gomes do cargo. A votação foi comandada por representantes de sindicatos e integrantes da diretoria da entidade que fazem oposição ao empresário.

Fachada da sede da Fiesp, em São Paulo.

Divulgação: Fiesp/Everton Amaro

A assembleia teve 47 votos a favor do afastamento e um, contra, além de duas abstenções. O resultado, no entanto, não é reconhecido pela cúpula da Fiesp e pela defesa de Josué Gomes, que alega falta de quórum e de consenso.

A Fiesp se manifestou ontem, três dias após a decisão. Em comunicado enviado à imprensa, a federação afirmou que o empresário “é o presidente da entidade e está no exercício pleno de suas funções, conforme determinam os estatutos vigentes".

Os opositores, então, se reuniram nesta sexta para dar posse a Elias Miguel Haddad como presidente interino.

Quem é Elias Haddad, empossado pela oposição

Opositores de Josué Gomes dão posse a Elias Miguel Haddad como presidente interino da Fiesp.

Everton Amaro/Divulgação

Decano entre os delegados que compõem o conselho de representantes da Fiesp, Elias Miguel Haddad é empresário da indústria têxtil. Foi eleito vice-presidentes da federação em 1980, cargo que ocupou em todas as gestões da entidade até agora.

Assumiu no mesmo ano as atividades industriais no Conselho Regional do SESI-SP. É coordenador do Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário (Comtextil) desde a sua criação, em 2004.

Faz parte do Instituto Roberto Simonsen (IRS). Na área do comércio internacional, coordena os conselhos Brasil-Turquia e Brasil-Paquistão e é membro dos conselhos Brasil-Tunísia e Brasil-Egito. Também é titular do Conselho Deliberativo da Câmara de Comercio Árabe Brasileira.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC