Economia

Após críticas de Lula à meta de inflação, Haddad defende discussão com 'sobriedade'

Por Portal NC

23/01/2023 às 19:55:18 - Atualizado há
Presidente havia dito que atual meta de inflação inibe o crescimento da economia. Já o ministro da Fazenda defendeu que todas as variáveis sejam observadas ao definir a meta. Os ministros da Fazenda do Brasil, Fernando Haddade, e da Economia da Argentina, Sergio Massa

Reprodução/TV Brasil

Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dizer que a atual meta de inflação atrapalha o crescimento da economia, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu que todos os aspectos envolvidos na definição da meta sejam ponderados com "sobriedade".

O ministro também falou em "ter tranquilidade" para enfrentar essa discussão e que uma inflação mais baixa é sempre o mais desejável.

As declarações foram dadas em Buenos Aires, na Argentina, onde o ministro acompanha o presidente Lula em uma série de agendas bilaterais e com empresários.

"Tudo isso tem que ser ponderado, com sobriedade, e olhando para o mercado, olhando qual é o comportamento dos preços, qual a chance de a gente convergir pra uma inflação mais baixa, que é sempre o mais desejável, sobretudo pensando na parte mais vulnerável economicamente da população", afirmou. "É ter tranquilidade em enfrentar esse tipo de discussão", declarou Haddad.

O ministro também afirmou que é preciso olhar não somente para o centro da meta de inflação, mas também para o piso e para o teto. "Tem chance da gente pelo menos a gente estar dentro da banda, que é relativamente alta no Brasil, que é 1,5 [ponto percentual pra cima ou baixo]."

Na semana passada, Lula criticou a atual meta de inflação, que é de 3,25%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Para o presidente, uma meta baixa faz o Banco Central subir juros demasiadamente, o que inibe o crescimento da economia.

LEIA TAMBÉM: Fala de Lula sobre BC e meta de inflação preocupa empresários aliados do presidente

“Você estabelecer uma meta de inflação de 3,7%, quando você faz isso, você é obrigado a arrochar mais a economia para poder atingir aqueles 3,7%. [...] O que nós precisamos nesse instante é o seguinte: a economia brasileira precisa voltar a crescer”, defendeu Lula.

Lula fala sobre as questões envolvendo o Banco Central

A declaração de Lula foi lida como um indicativo de que o governo brasileiro pode subir a meta de inflação para os próximos anos. A definição da meta é feita pelo Conselho Monetário Nacional, formado pelos ministros da Fazenda e do Planejamento e Orçamento e pelo presidente do Banco Central.

Já Haddad, nesta segunda, disse que os agentes econômicos estão confiantes de que o Brasil está convergindo para a meta estabelecida e que isso precisa ser observado pelo CMN.

"Essa é uma coisa que tem que ser observada pelo CMN, observar qual é a projeção que os agentes econômicos estão fazendo para tomar decisão, todo mundo prefere inflação mais baixa do que mais alta”, disse Haddad.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC