Economia

Ibovespa opera em queda nesta sexta-feira

Por Portal NC

27/01/2023 às 10:21:18 - Atualizado há
No dia anterior, o principal índice da bolsa de valores teve um recuo de 0,08%, a 114.177 pontos. Mercado acompanha a Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

KEVIN DAVID/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em queda sexta-feira (27), com investidores monitorando dados da economia dos Estados Unidos e os próximos passos do novo presidente da Petrobras.

Às 10h11, o Ibovespa caía 0,26%, a 113.876 pontos. Veja mais cotações.

No dia anterior, o Ibovespa encerrou em leve queda de 0,08%, a 114.177 pontos. Com o resultado, a bolsa acumula ganho de 4,05% no ano.

O que está mexendo com os mercados?

O mercado monitora atentamente os dados de inflação americanos que serão divulgados nesta sexta-feira para projetar os próximos passos do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).

Os investidores digerem ainda o PIB dos Estados Unidos, que aumentou a uma taxa anualizada de 2,9% no quarto trimestre de 2022, desacelerando em relação ao terceiro trimestre (3,2%). No ano de 2022, o aumento foi de 2,1%, ante alta de 5,9% em 2021.

Os números voltaram a acender o sinal amarelo entre os investidores, já que com o cenário contínuo de pressão inflacionária e juros mais altos, a cautela com o risco de recessão nos Estados Unidos permanece. Segundo analistas, esse pode ter sido o último trimestre de crescimento sólido no país, antes de os efeitos defasados do ciclo mais rápido de alta de juros afetarem a economia norte-americana.

No ambiente doméstico, as atenções estão voltadas para os próximos passos do novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. O Conselho de Administração da empresa aprovou o nome do ex-senador para assumir o posto de forma interina - a indicação em definitivo ainda depende do aval da Assembleia de Acionistas, que deve se reunir em abril.

Os investidores devem seguir atentos às diretrizes estratégicas da atual gestão. Prates deve ter uma ação alinhada ao governo, e terá como desafio a paridade dos preços com o mercado internacional, aponta a comentarista Ana Flor - veja vídeo abaixo.

Ana Flor: Futuro presidente da Petrobras deve fazer uma ação alinhada ao governo

Além disso, a Americanas ainda segue em foco. Na semana passada, a B3 informou a saída das ações da empresa de seus índices depois do anúncio da recuperação judicial, com dívidas de R$ 43 bilhões. Apesar da exclusão dos índices acionários da B3, as ações da companhia continuarão a ser negociadas, mas sob o título de recuperação judicial. As ações já subiram 45,07% na semana, mas no ano a queda é de 89,33%.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC