Economia

Intel corta salários de funcionários e executivos em meio à desaceleração do mercado de PCs

Por Portal NC

01/02/2023 às 01:58:21 - Atualizado há
Além da redução das vendas de computadores, a Intel também disse que perdeu participação no mercado para rivais. Intel perdeu espaço de mercado para concorrentes

REUTERS/Mike Blake

A Intel Corporation, empresa de computadores e tecnologia, informou nesta terça-feira (01) que fez grandes cortes nos salários de funcionários e executivos, uma semana depois de a empresa divulgar uma previsão de vendas abaixo do esperado, impulsionada por uma perda de participação de mercado para rivais e uma desaceleração no mercado de PCs (sigla em inglês para computadores pessoais).

As reduções variam de 5% do salário-base para funcionários de nível médio a 25% para o presidente-executivo Pat Gelsinger, enquanto o pagamento da força de trabalho por hora da empresa não será cortado, disse uma pessoa familiarizada com o assunto que não foi autorizada a falar publicamente, segundo a Reuters.

O porta-voz da Intel, Addy Burr, disse em um comunicado que as "mudanças foram projetadas para impactar nossa população executiva de forma mais significativa e ajudarão a apoiar os investimentos e a força de trabalho em geral".

A Intel disse na semana passada que suas margens de lucro estavam caindo à medida que o mercado de PCs esfriava após vários anos de crescimento durante a pandemia.

Gelsinger também admitiu que a Intel "tropeçou" e perdeu participação de mercado para rivais como a Advanced Micro Devices Inc, que divulgou vendas trimestrais acima das expectativas de Wall Street.

A pessoa familiarizada com os cortes salariais da Intel disse que, além das reduções de 5% para funcionários de nível médio, os funcionários da vice-presidência terão reduções de 10% e os principais executivos da empresa, exceto o CEO, terão cortes de 15%.

A empresa também reduziu seu programa de correspondência de 5% para 2,5% e suspendeu aumentos por mérito e bônus de desempenho trimestrais, afirmou a fonte à Reuters.

Os bônus anuais de desempenho com base no resultado financeiro geral da Intel permanecerão, mas esses bônus foram menores nos últimos anos, pois a empresa perdeu terreno para os rivais, acrescentou.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC