Economia

Tomates cereja e grape: entenda as diferenças e saiba como identificar cada um

Por Portal NC

01/02/2023 às 05:59:21 - Atualizado há
Frutos da linha gourmet, um tem o formato de bolinha e o outro é parecido com a uva. Especialistas também explicam que há diferenças no sabor. Tomates grape (sweet grape) e cereja

Luiz Franco/g1

Muitas pessoas acabam associando o tomate grape ao tipo cereja por ambos serem pequenos. Mas existem diferenças entre essas espécies, tanto em sabor como em características físicas.

O g1 conversou com dois especialistas, que explicam as distinções e como reconhecer cada tipo no supermercado.

Entenda por que tomate é considerado fruta

Limão ajudou a salvar a safra de laranja de um vírus chamado 'tristeza'

O tomate cereja tem o formato circular, de bolinha. O grape, assim como a uva, tem extremidades mais alongas e pode ser encontrado tanto na cor vermelha como amarela.

"O cereja é mais macio em termos de textura. Já os grapes são mais saborosos, devido ao equilíbrio que possuem entre acidez e açúcares (brix)", explica Romulo Kobori, cientista e diretor de pesquisa da Sakata ao g1.

O Brix mede o teor de sólidos solúveis, isto é, o grau de doçura de uma fruta.

"Ele já foi desenvolvido com teor de açúcares mais elevado. O normal no tomate é ter cerca de 3 a 6 graus brix", explica ao g1 Sergio Mitsuo Ishicava, engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

"No grape, você encontra aproximadamente 8 graus brix. Uma fruta doce, mesmo, registra 12", completa Ishicava.

Não à toa, comercialmente ele é chamado de "sweet grape" ("uva doce", em tradução livre).

Por ter essas particularidades, o grape geralmente é consumido como snack (petisco) e também é o preferido das crianças, explicam os especialistas.

Cereja e grape são tomates gourmet

Existem muitos tipos de tomate no mundo, mas o tipo Salada (Longa Vida), o Saladete (conhecido como Italiano), o Santa Cruz, o Grape e o Cereja são os mais populares no Brasil. Os pequeninos fazem parte da linha especial (ou gourmet).

Na série "De onde vem o que eu como" sobre o tomate, o g1 mostra que, por serem mais delicados, esses tomatinhos recebem um "tratamento especial" dos produtores.

Geralmente, eles são plantados na estufa, ambiente que é melhor controlado e ajuda a evitar o surgimento de pragas e doenças.

Além disso, no beneficiamento (packing house), os frutos não precisam de lavagem, pois a água e o detergente especial para comida podem danificá-los.

LEIA TAMBÉM:

???? Laranja: saiba a jornada da fruta para chegar à mesa

???? Banho com sabão: salada pode até se 'afogar'

???? Queijo: alimento nasceu em estômago de animais

De onde vem o tomate

De Onde Vem o tomate

Como identificar verduras e frutas estragadas

Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC