Economia

Americanas avalia pedir R$ 1 bi em financiamento a juízo da recuperação

Por Portal NC

01/02/2023 às 10:01:23 - Atualizado há
Rede varejista informou ao mercado que avalia contratar o chamado DIP Financing, modalidade de empréstimo específico para empresas em processo de recuperação judicial. Foto de 13 de janeiro de 2023 de unidade das Lojas Americanas no Centro do Rio de Janeiro

Mauro Pimentel/AFP

A Americanas informou na noite de terça-feira que avalia pedir à Justiça do Rio de Janeiro financiamento "extraconcursal na modalidade debtor-in-possession" de pelo menos R$ 1 bilhão, que pode vir a ser subscrito pelos acionistas de referência da empresa, segundo fato relevante ao mercado.

"O financiamento DIP visa ajudar a companhia a manter o curso normal de seus negócios e reforçar sua liquidez", afirmou a varejista.

Os acionistas de referência da Americanas são o trio de bilionários Jorge Paulo Lemann, Carlos Sicupira e Marcel Telles. A Americanas afirmou que o financiamento poderá ser "eventualmente" substituído por outro mecanismo de crédito conversível em ações da companhia, "e que assegurará o direito de preferência de todos os acionistas".

"Caso aprovado, o financiamento, em conjunto com outras fontes de liquidez sendo exploradas pela companhia, incluindo a liberação de valores retidos por determinados credores, permitirá manter os investimentos em capital de giro e financiar obrigações não concursais, incluindo pagamento a fornecedores e parceiros", acrescentou a Americanas.

Segundo a empresa, o financiamento poderá contar com participação de credores e não contará com garantias. A remuneração será equivalente ao custo médio cobrado da empresa antes do pedido de recuperação judicial em janeiro, de cerca de 128% do CDI.

DIP Financing

O debtor-in-possession (DIP Financing ) é uma modalidade de financiamento para uma empresa que está em processo de recuperação judicial. Seu principal objetivo é suprir a falta de caixa da empresa para financiar despesas operacionais como pagamento de fornecedores, salários, despesas administrativas, etc.

Devido à sua característica, este tipo de financiamento deverá ser prioritário em detrimento aos pagamentos dos demais créditos do plano de recuperação, e também compartilha as garantias em grau de igualdade perante os demais credores, sob as mesmas condições.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC